Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Furukawa recebe "Rótulo Ecológico ABNT"

Postado em: 06/09/2011, às 23:18 por Redação

A Furukawa acaba de receber a licença para o uso da Marca ABNT de Qualidade Ambiental – Rótulo Ecológico ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para toda linha de cabos,  o que garante aos clientes que os produtos são fabricados de maneira sustentável e que valorizam a qualidade e protegem o meio ambiente, em todo o seu ciclo de vida, considerando desde o desenvolvimento do produto, passando pela extração das matérias-primas, fabricação, embalagem e distribuição, até o seu descarte adequado e reciclagem.  A Furukawa é a primeira indústria do setor de Telecomunicações e TI no Brasil a conquistar esta certificação.
“A Furukawa atua de forma ética e transparente e investe constantemente em pesquisas para oferecer à sociedade produtos de qualidade, que respeitam o meio ambiente e que contribuem para o desenvolvimento sustentável – da obtenção da matéria prima, manuseio e produção, até o uso correto pelo cliente. Esta certificação valida nosso compromisso com as futuras gerações e auxilia a marca Furukawa a avançar cada vez mais com seus negócios no Brasil e mercados internacionais.”, diz Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa.
Tecnologia verdes
Primeira indústria de cabos no Brasil a obter a certificação ISO 9001 pelo INMETRO, em 1990, a Furukawa conquistou em 2002 a certificação ISO 14001, atingindo o equilíbrio entre a lucratividade e a proteção ao Meio Ambiente, reduzindo os impactos ambientais através de programas, metodologias e procedimentos internos, além de garantir total controle e gerenciamento dos resíduos nas diversas etapas dos processos de fabricação de seus produtos, na planta localizada na capital paranaense.   A partir de 2007 passou a oferecer ao mercado a sua linha de produtos ecológicos – cabos ópticos, cabos metálicos e conectores em conformidade com a Diretiva Européia RoHS (Restriction of Hazardous Substances) e naquele mesmo ano criou o Programa Green IT Furukawa, focando na coleta de cabos e acessórios, que são substituídos nos processos de expansão e modernização de redes das empresas clientes. 
Pelo programa, após a retirada dos materiais no cliente, os mesmos são acondicionados em embalagens específicas para transporte e retornam à fábrica onde são devidamente separados e entregues à empresas recicladoras que transformam os resíduos em matéria-prima para uso em outros processos produtivos. Toda a ação é realizada por empresas especializadas e devidamente certificadas pela Furukawa.  “O Programa Green IT promove um ciclo virtuoso e confirma o compromisso da Furukawa com a promoção do desenvolvimento sustentável e de geração das Redes Verdes no país. Ele já envolve praticamente todas as empresas clientes da marca, que passam também a contribuir no âmbito socioambiental, não só protegendo o meio ambiente como também gerando emprego e subsistência para as empresas parceiras credenciadas de reciclagem, transporte e distribuição.”, diz Foad. Os modelos certificados são o MULTILAN CAT. 5E U/UTP e F/UTP (LSZH), GIGALAN CAT. 6 U/UTP e F/UTP (LSZH), GIGALAN AUGMENTED CAT. 6A U/UTP e F/UTP (LSZH).
Na planta industrial de Curitiba a Furukawa promove ações que auxiliam na redução do consumo de água e energia elétrica. Ações como a criação de um sistema de captação de água das chuvas para utilização no processo produtivo, desenvolvimento de novos sistemas de iluminação incluindo a troca de luminárias por outras mais modernas e eficientes, utilização de fotocélulas nos circuitos de iluminação interna, além da troca de parte do telhado metálico por telhas translúcidas, trouxeram além da economia a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Ainda no processo produtivo, motores antigos foram substituídos por outros com maior eficiência energética.
Além disso, a Furukawa participa da Educação, da Cultura, da Saúde e do Esporte do Brasil, apoiando e patrocinando diversos projetos, envolvendo seus colaboradores e comunidades vizinhas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top