Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tentativas de fraudes on-line crescem 37% no 1º trimestre

Postado em: 07/04/2006, às 23:26 por Redação

O mais recente relatório sobre incidentes ocorridos na internet nos primeiros meses do ano divulgado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Segurança no Brasil (CERT.br) traz à tona estatísticas alarmantes.

O índice de tentativas de fraudes on-line cresceu assustadoramente em curto espaço de tempo, com destaque negativo para as ocorrências relatadas na área financeira. Segundo o CERT.br, nada menos que 12.099 notificações foram registradas entre janeiro e março, número 37% superior ao total registrado no último trimestre do ano passado (8.848) e 447% maior que os 2.213 relatos recebidos nos três primeiros meses de 2005.

As estatísticas do CERT.br são elaboradas a partir de relatos espontâneos de administradores de rede e usuários. Isso significa que o volume de tentativas pode ser ainda maior, tomando como referência o fato de que nem todos divulgam acontecimento desse tipo.

Segundo o estudo, de janeiro a março deste ano o número total de notificações somou 28.133, superando em 29% os relatos do trimestre anterior e em 126% os incidentes reportados no mesmo trimestre de 2005 (12.438). Nos três primeiros meses do ano, as fraudes representaram 43% do total de incidentes relatados, seguidas de scans (31%) e de worms (23%). Entre os scans reportados, as varreduras a procura de senhas fracas foram maioria, e continuam crescendo, representando 54% do total.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top