Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Hospital Samaritano automatiza sistema de farmácia

Postado em: 07/11/2012, às 16:53 por Redação

O Hospital Samaritano de São Paulo implantou um novo serviço de farmácia, que traz uma configuração inédita no Brasil, englobando tecnologias de armazenagem e distribuição a partir de um sistema automatizado. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, os objetivos são aumentar a segurança do paciente, rastrear o medicamento dentro do Hospital, melhorar processos da enfermagem, evitar o descarte desnecessário de produtos, ampliar a produtividade e otimizar o espaço físico, através de estoques compartimentados.

O projeto é subdividido em Automação Horizontal, composto por carrosséis de armazenamento de materiais e medicamentos; e Automação Vertical, que compreende os dispensários eletrônicos e correio pneumático, interligando as farmácias – central e satélites – com as unidades de internação.

O serviço conta ainda com um novo conceito de preparo de medicamentos injetáveis, a partir de uma área totalmente qualificada nos padrões de sala limpa, que confere maior segurança na assistência.

“Este novo modelo favorece não apenas a cadeia logística, mas principalmente a assistência. A equipe de Enfermagem pode dedicar-se mais aos cuidados do paciente, pois tem à disposição, nas unidades de internação, os materiais e medicamentos mais utilizados de acordo com o perfil de cada setor e recebem os medicamentos injetáveis em dose unitária, ou seja, pronta para ser administrada”, exemplifica a gerente de Suprimentos do Samaritano, Ana Paula Gomes de Melo.

Segundo Ana Paula, a Assistência Farmacêutica também foi muito beneficiada com a automação. Isso porque os farmacêuticos da Instituição podem focar em suas atividades clínicas, deixando de atuar em funções operacionais e passando a interagir diretamente com a equipe multiprofissional e pacientes.

O novo serviço assegura o uso racional de medicamentos e a eficácia da terapia medicamentosa, desde a admissão dos pacientes até a orientação pós-alta. “Hoje todos os pacientes recebem as informações relacionadas ao tratamento medicamentoso de maneira interativa, já que os farmacêuticos utilizam tablets na beira do leito para passar as orientações necessárias”, finaliza.

Tags:

1 Comentário

  1. Monica Henrique disse:

    Sou coordenadora da Assistência Farmacêutica do Real Hospital Português em Recife, gostaria de saber da possibilidade de fazer uma visita á Farmácia sobre os processos de automação e unitarização de doses, na data dia 13/10, que estarei em São Paulo em congresso.

    Muito grata pela atenção!!

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top