Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sabesp expande data warehouse e aumenta a lucratividade

Postado em: 08/03/2007, às 20:42 por Redação

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiu expandir seu Teradata Enterprise Data Warehouse. A empresa, que havia implementado o sistema da Teradata, divisão da NCR, pela primeira vez em 2005, concluiu a expansão atual em dezembro do ano passado para permitir o uso de novas aplicações e o acesso de 500 usuários de diversas divisões, incluindo serviços comerciais, recursos humanos, armazém de suprimento de peças e operações.

Com a implantação do sistema em suas unidades de negócios, a Sabesp também adotou uma nova cultura ?self-regulating? (auto-reguladora), chamada Avaliação de Controles e Resultados (ACR, na sigla em inglês). De acordo com o CIO da companhia, Fernando Antonio Menezes, o business intelligence do Teradata Warehouse permitiu que a alta gerência da Sabesp reconhecesse oportunidades para melhorar a lucratividade e as margens operacionais. Agora, segundo o executivo, eles podem analisar melhor os resultados das unidades de negócios, o desempenho individual dos gerentes e tomar as medidas necessárias.

?Graças à ACR, com suporte do Teradata Warehouse, pudemos fazer muitas melhorias como, por exemplo, a capacidade de analisar o consumo de água com base em informações comparativas, o que nos permitiu prever um aumento na receita da ordem de R$ 2 milhões por ano,? diz Menezes.

Por meio da avaliação de dados que abrangem toda a empresa em um warehouse centralizado e integrado, a Sabesp desenvolveu aplicações que geram gráficos e relatórios sofisticados, que dão suporte aos processos de tomada de decisão em todos os níveis operacionais da empresa. Essa capacidade, segundo Menezes, fornece uma visão global do negócio e um modelo administrativo integrado, focado nos resultados.

A Sabesp atende a região metropolitana de São Paulo mais de 300 cidades do interior do Estado.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top