Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Fortaleza ganha rede acadêmica de alta velocidade e núcleo de telessaúde

Postado em: 08/09/2008, às 21:09 por Redação

Um projeto que interliga, via internet, várias instituições de ensino superior e de pesquisa promete transformar radicalmente o processo de desenvolvimento científico em Fortaleza, no Ceará. Nesta terça-feira, 9, será inaugurada a Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), infra-estrutura de fibra óptica com 1 Gbps de capacidade que possibilitará o uso de aplicações avançadas e a troca de grande volume de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa do país.

No mesmo dia também será inaugurado o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Ceará (UFC), do qual fazem parte o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, que estará totalmente equipada até o fim do ano, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tanto o hospital quanto a maternidade integram a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do MCT, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Rute visa a aprimorar a infra-estrutura para telessaúde presente nos hospitais universitários e a promover a integração dos projetos existentes nesta área.

A GigaFor é fruto do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). Assim como a Rute, a Redecomep é uma iniciativa do MCT coordenada pela RNP. Redes semelhantes à GigaFor já estão em operação em Belém, Manaus, Vitória, Florianópolis, Distrito Federal, Natal e São Paulo. A previsão é de que até o fim do ano mais seis redes metropolitanas entrem em operação no país.

Com 15 instituições participantes e 54 quilômetros de extensão, a rede de Fortaleza consumiu R$ 840 mil de investimentos, aplicados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e auxílio de parcerias com o governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top