Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

TIM amplia capacidade do núcleo da rede de 10 para 140 Gbps

Postado em: 08/09/2011, às 19:12 por Daniel Machado

A TIM anunciou nesta quinta-feira, 8, o investimento de R$ 20 milhões na substituição de doze roteadores de alta capacidade em sua infraestrutura de rede. A operadora é a primeira do País a adquirir os equipamentos, da nova família Terarouter CRS-3, da Cisco, que ampliarão a capacidade de 10 Gbps para 140 Gbps por slot. A capacidade de cada roteador chega a 4,5 Tbits.

Segundo o engenheiro de Sistemas da Cisco do Brasil, Adriano Alves, os equipamentos estão sendo instalados no núcleo (core) da rede e nos pontos de interconexão com os provedores de acesso internacional nos locais de maior congestionamento da rede da TIM. “Além de uma capacidade de transmissão de dados extremamente maior, a operadora ampliará sua base de assinantes com melhor experiência para o usuário final. E haverá também uma redução do custo operacional da rede”, diz. “E toda a infraestrutura adquirida é comum a todos os serviços, sejam eles móveis ou fixos”, explicou o executivo, se referindo às demais redes incorporadas à TIM, como a da Intelig e futuramente da AES Atimus. O próximo passo, de acordo com ele, deve ser o upgrade para redes de 100 Gbps também nas camadas de distribuição e acesso.

Para o engenheiro da Cisco, o cliente tem sido o principal gatilho do investimento das teles móveis em suas infraestruturas. “O fator decisivo deste e de outros investimentos é a mudança do comportamento do assinante de banda larga, que hoje assiste muito mais conteúdo de vídeo do que no passado. E, para atender essa demanda, é preciso de alta capacidade de rede”, acrescenta.

Segundo o responsável da rede de transporte da TIM, Claudio Merulla, a nova rede da TIM está preparada para a nova demanda por serviços de vídeo. “Com a capacidade disponibilizada pelos novos equipamentos é possível fazer o download de mais de 15 mil filmes de alta definição em um minuto, além de garantir um novo e mais alto padrão de qualidade, permitindo, por exemplo, o rápido redirecionamento dos fluxos de dados em caso de falha, sem que a mesma seja percebida”, diz.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top