Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Publicada nova metodologia para avaliar serviços de e-Gov

Postado em: 08/10/2007, às 21:00 por Redação

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento publicou a metodologia para avaliação de serviços públicos prestados por meios eletrônicos. O documento está disponível no portal www.governoeletronico.gov.br.

Trata-se de um conjunto de indicadores para avaliar a maior ou menor conveniência para o cidadão no uso dos serviços prestados por meio eletrônicos. A metodologia considera o nível de maturidade, facilidade de uso, comunicabilidade, multiplicidade de acesso, disponibilidade, acessibilidade, transparência e confiabilidade.

Segundo a diretora do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI, Patrícia Pessi, os indicadores e métricas para avaliação de e-serviços são focados na prestação de serviços pela internet porque esse é o principal canal de entrega das soluções de governo eletrônico.

O documento reúne critérios que permitem visualizar os pontos fracos e fortes de um serviço disponibilizado na web e a proximidade maior ou menor em relação às expectativas dos usuários após sua implantação. O objetivo, segundo ela, é contribuir para a permanente evolução e alinhamento dos serviços de governo eletrônico. Essa iniciativa busca, ainda, estimular a simplificação e a qualificação constante do acesso aos serviços e informações prestados nos sítios e portais públicos.

Para a Patrícia, a maioria de serviços públicos por meios eletrônicos não dispõe de iniciativas de avaliação ou mecanismos de mensuração de seu desempenho quanto à conveniência para a sociedade. Ela lembrou que isso dificulta, por parte dos governos, a percepção do alinhamento das suas iniciativas com as necessidades reais de cidadãos, empresas e outros segmentos sociais.

Patrícia informou que a SLTI está à disposição dos órgãos públicos dos governos federal, estaduais e municipais interessados em receber orientação, por meio de treinamento específico, na aplicação dos indicadores. Os interessados devem entrar contato através do e-mail: [email protected]

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top