Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

SAP compra Business Objects para enfrentar a Oracle

Postado em: 08/10/2007, às 21:04 por Redação

A fabricante alemã de software SAP fez neste domingo (7/10) uma oferta de aquisição a Business Objects de 4,8 bilhões de euros (o equivalente a cerca de US$ 6,8 bilhões). De acordo com os termos e condições da transação (tender offer), a SAP se compromete a pagar 42 euros por ação ordinária e American Depositary Shares (ADSs), que lasteriam as ações preferenciais, pelo mesmo valor equivalente em dólares com base no câmbio euro-dólar do momento da oferta.

Segundo analistas consultados pelo jornal britânico Financial Times, a proposta representa um prêmio de 20% sobre o preço das ações da companhia francesa, registrado na sexta-feira (5/10).

De acordo entre as duas companhias, o conselho diretor da Business Objects aprovou a oferta e a recomendou aos acionistas da empresa para o preenchimento dos requisitos regulatórios.

A aquisição, na realidade, é parte da estratégia da SAP para atingir a meta anunciada de dobrar seu mercado até 2010 e de fazer frente a sua arqui-rival americana Oracle, que em março passado comprou, por US$ 3,3 bilhões, a fabricante de software de business intelligence Hyperion.

Em comunicado conjunto, a SAP e a Business Objects dizem acreditar que os clientes terão benefícios significativos a partir da combinação das novas ofertas de soluções de business intelligence para toda a organização, com análises baseadas em aplicações transacionais.

?Estamos altamente comprometidos com a próxima geração de aplicações que servem aos usuários de negócios?, disse Henning Kagermann, CEO da SAP AG. ?A aquisição da Business Objects dá continuidade à estratégia definida pela SAP de dobrar os mercados-alvo até 2010, como anunciado em 2005.? ?A SAP vai acelerar seu crescimento para as àreas de negócios, enquanto complementa a sua estratégia orgânica de crescimento?, explicou.

O negócio é mais uma reversão de estratégia da SAP para manter sua liderança frente a concorrente americana Oracle. A empresa alemã, que até o momento vinha concentrando esforços para obter seu crescimento orgânico, mudou sua investida depois que a Oracle adquiriu a empresa de software Hyperion, uma rival menor da Business Objects, por 3,3 bilhões de euros. Esta é mais uma alternativa da SAP para que ela consiga atingir a meta de dobrar seu mercado até 2010.

A Business Objects tem receita anual de 1,2 bilhão de euros. Com sede em Paris e em San Jose (EUA), emprega 6,6 mil pessoas e tem cerca de 44 mil clientes e sua especialidade são softwares de inteligência em negócios, busca e distribuição de informações, gestão da informação e análise e gerenciamento de performance.

Após o anúncio da compra, as bolsas européias iniciaram suas operações em baixa. As ações da SAP caíram de 5,5%, enquanto que os papéis da Business Objects valorizaram-se 17%.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top