Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

IBM cria rede social focada em software como serviço

Postado em: 08/11/2007, às 20:55 por Redação

A IBM anunciou nesta quinta-feira (8/11) a criação de uma nova comunidade colaborativa para oferecer ao mercado e profissionais de tecnologia da informação a oportunidade de participarem de ambientes online colaborativos.

A nova comunidade, batizada de SaaSpace, é focada no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), tipo de comercialização na qual o cliente paga uma espécie de aluguel pelo uso de um pacote aplicativo, geralmente em uma base de cobrança por grupo de usuários ou volume de transações.

Segundo a empresa, ela foi projetada para ajudar desenvolvedores e parceiros comerciais a descobrir o valor da rede social para colaborar, gerar novas idéias e avançar em oportunidades de negócios. ?É uma maneira flexível de gerar conhecimento coletivo e encorajar a troca de experiências?, afirma David Dias, gerente de alianças estratégicas da IBM para América Latina.

De acordo com ele, os desenvolvedores e parceiros comerciais da IBM representam um elevado grupo de mais de 5,8 milhões de empreendedores e membros ávidos pela troca de informações, conhecimentos e recursos. ?Essa nova iniciativa visa oferecer aos nossos parceiros os recursos que eles precisam para levar ofertas inovadoras ao mercado?, diz Dias.

O modelo de software como serviço deverá flexibilizar ainda mais a aquisição de licenças e encontrará grande espaço para crescer nos próximos anos. De acordo com o Gartner Group, esse formato representa atualmente cerca de 5% do mercado total de venda de software e, até 2011, deverá representar 25% das vendas totais para o segmento corporativo.

Ferramentas colaborativas

A comunidade SaaSpace, segundo a IBM, permite que as empresas estabeleçam uma página dinâmica de perfil, descrevendo seus negócios e soluções. O objetivo é possibilitar que outras empresas e clientes usem os perfis para localizar possíveis parceiros comerciais e fornecedores de software. O site também oferece informações sobre as novidades da indústria de software como serviço, incluindo eventos e novas empresas que estão entrando no mercado.

A SaaSpace possibilita, por exemplo, que desenvolvedores criem e compartilhem informações-chave para seus negócios a partir da participação em fóruns online, debates de negócios, blogs e bookmarks sociais. Através da participação nessa rede global de conhecimento, o usuário tem acesso a recursos personalizados e colabora virtualmente no desenvolvimento de aplicativos e, conforme apropriado, ainda pode explorar oportunidades conjuntas de negócios.

A SaaSpace está hospedada na comunidade DeveloperWorks da IBM, portal colaborativo que fornece uma plataforma aberta para que os desenvolvedores construam comunidades envolvendo um amplo conjunto de tópicos de tecnologia e tendências de negócios. A partir desse momento, estão disponíveis doze tópicos de comunidade. Os membros também podem se candidatar à oportunidade de criar e comandar suas próprias comunidades baseadas em áreas de interesse.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top