Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Finep cria linha de crédito de R$ 30 milhões para cooperação internacional em PD&I

Postado em: 08/11/2011, às 18:46 por Redação

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criou uma linha de crédito especial no valor de até R$ 30 milhões para companhias ibero-americanas sediadas no país que desejarem cooperar com empresas brasileiras em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). A medida é uma das ações do Programa Ibero-Americano de Inovação, iniciativa multilateral que tem por finalidade promover a competitividade de empresas de 21 países, a partir da colaboração em projetos de P,D&I.

O programa teve definido seu plano de trabalho para 2012 em reunião realizada na última sexta-feira, 4. Além da linha de crédito criada pela Finep, a  Espanha tem uma linha de 30 milhões de euros para empresas espanholas, sendo 85% destes recursos com taxa zero.

O trabalho do Programa Ibero-Americano de Inovação terá três grandes eixos: infraestrutura, qualificação de recursos humanos e ações de cooperação concretamente. Estão previstos ainda diagnósticos sobre os sistemas nacionais de inovação dos países membros, intercâmbios de boas práticas e apoio à redução de assimetrias regionais.

Foi ainda anunciado um sistema virtual, formado por um portal  e uma rede de relacionamento privada semelhante ao Facebook, destinado a fomentar as trocas entre empresas ibero-americanas interessadas em parcerias e novas oportunidades de negócio.

A ideia agora é preparar uma grande convocatória usando os recursos disponíveis. A posição defendida por Glauco Arbix, presidente da Finep e também do Programa Ibero-Americano de Inovação, é que incubadoras e parques tecnológicos sejam envolvidos no processo.

O próximo passo será cada país definir suas condições específicas de participação e quais os mecanismos mais apropriados para cada um deles. Como declarou Juan Tomás Hernani, Secretário-Geral de Inovação da Espanha, “este é um programa de programas, que respeitará as iniciativas nacionais que já existem”. A terceira reunião está marcada para março de 2012, no Panamá ou em El Salvador.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top