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Prefeitura de S. Paulo abrirá licitação para automatizar informações

Postado em: 09/02/2007, às 21:57 por Ana Luiza Mahlmeister

A Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo vai lançar um edital de licitação para a escolha de operadoras fixas e móveis que forneçam soluções que automatizem o envio de mensagens telefônicas para os munícipes.

Assim, quem quiser saber o andamento de processos na Prefeitura poderá se cadastrar e posteriormente receber as informações pré-gravadas em telefones fixos ou via mensagens escritas (SMS) em celulares.

O objetivo é com o tempo ampliar o leque de serviços disponíveis. Atualmente, os munícipes fazem as consultas desejadas por meio do telefone 156, ou pessoalmente. Nos dois casos são atendidos por funcionários públicos.

Neste ano foi implantado um projeto piloto, realizado pela consultoria Brisa, que simulou um modelo com três serviços municipais: o Comunique-se, Despacho Final e Desarquivamento de Processos. Conforme explica a coordenadora de governo eletrônico da Secretaria Municipal de Gestão, Malde Vilas Boas, as pessoas cadastrariam seu número telefônico, fixo ou móvel, e receberiam informações sem ter que ligar, olhar no Diário Oficial ou ir à Prefeitura.

No Comunique-se, por exemplo, a pessoa receberia informação de que seu processo está parado por falta de documentos, enquanto no Despacho Final saberia se o processo foi deferido ou não. "Foram escolhidos serviços que requerem respostas curtas e compactas", explica Fernando Inácio de Faria, diretor de consultoria da Brisa.
A idéia é que o sistema seja difundido para outros serviços da Prefeitura e não se restrinja à telefonia fixa.

?Também fizemos testes com o envio de informações via SMS para celulares e quais tipos de informações são mais adequados para este serviço?, diz Malde. Como o edital ainda está sendo detalhado, a executiva não quis revelar volumes que passarão pelo sistema discador da Prefeitura. ?Só o serviço 156 recebe 15 mil ligações por dia?, afirma.

Faria, da Brisa, explica que o piloto do discador integrou o sistema telefônico ao banco de dados da Prefeitura, residente na Prodan. ?O serviço teve mais de 80% de aprovação pelos usuários?, diz Faria.

Segundo Malde, a Secretaria de Gestão terá em um mês as informações mais detalhadas para fechar um termo de referência do edital, que então passará por consulta pública, antes do lançamento da licitação.

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