Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Brasil e Japão ampliam cooperação na área de TICs

Postado em: 09/03/2010, às 17:06 por Redação

Autoridades dos governos do Brasil e Japão anunciaram nesta terça-feira, 9, que os dois países pretender trabalhar na ampliação e manutenção da agenda de cooperação tecnológica na área de banda larga. O secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins, e o vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Akira Terasaki, reiteraram o compromisso de manter a bem-sucedida parceria estratégica que já vem dando certo na área da TV digital.
De acordo com Martins, os dois governos vão criar o Fórum de Promoção de Banda Larga Sem Fio, sob a supervisão conjunta do Ministério das Comunicações do Brasil e do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão. Ele disse que o fórum, cujos detalhes ainda estão sendo fechados, será dedicado à promoção de tecnologias de informação e comunicações dos dois países e terá a participação dos governos brasileiro e japonês, além de contar com representantes da indústria e de institutos de pesquisa.
Segundo o secretário de Telecomunicações, a intenção é levar o Brasil a aproveitar a expertise do Japão no desenvolvimento de tecnologias digitais. "Assim como fizemos no desenvolvimento da televisão digital, vamos trabalhar juntos aproveitando as oportunidades para transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria nacional", explica Martins.
O vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Akira Terasaki, disse que os estudos vão se basear principalmente no desenvolvimento da quarta geração da telefonia móvel (4G) e da televisão pela internet, IPTV. Segundo ele, a cooperação tecnológica entre brasileiros e japoneses deve ser aperfeiçoada, tendo em vista o êxito na implantação do sistema japonês de TV Digital no Brasil e na adoção do padrão por países da América do Sul. Para o secretário de Telecomunicações, as grandes dimensões territoriais do Brasil demandam uma necessidade maior de se popularizar a banda larga por via do sistema sem fio. "Em países como o Brasil, tecnologias sem fio podem ser mais importantes para a disseminação da tecnologia", disse.
O anúncio foi feito durante o seminário Brazil-Japan International Workshop for Broadband Development, que ocorre em São Paulo, organizado pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério de Assuntos Interiores e Comunicações do Japão.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top