Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

TICs: documento aponta diretrizes para o setor

Postado em: 09/07/2007, às 23:17 por Redação

Governo, empresas e entidades representativas do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trabalham para consolidar, até o final deste ano, a Estratégia Nacional para Tecnologias da Informação e Comunicação ? documento que apresentará um plano de desenvolvimento para o setor de TICs no Brasil para um horizonte de dez anos.

Nos dias 30 e 31 de agosto, uma reunião com representantes dos setores relacionados às TICs ? software, hardware, equipamentos eletroeletrônicos, telecomunicações, Internet e outros ?, definirá uma base consensual de propostas para a composição do documento.

?A Estratégia Nacional será um grande pacto entre sociedade civil, indústria e governo para alavancar as TICs no Brasil?, comenta Gilberto Lima, gerente do Projeto de TICs da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

As discussões do setor envolvem seis temas prioritários: recursos humanos, financiamento, marco regulatório (compras governamentais, desonerações, desburocratização), mercado (doméstico, exportação e internacionalização), certificações e padronização, e inovação.

A elaboração da Estratégia está sendo conduzida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenada pela ABDI ? órgão responsável por articular, promover e executar a Política Industrial brasileira ? e pelo Centro de Gestão em Estudos Estratégicos (CGEE).

Seguno da ABDI, vários fatores evidenciam a oportunidade de se estruturar a Estratégia em TICs no Brasil, entre eles o advento da TV Digital, o anúncio da TV Pública, a centralização do tema Inclusão Digital na pauta da Presidência da República, a promessa de banda larga em todos os municípios do País, a informatização das 174 mil escolas públicas até o final de 2010, além do aumento do consumo de computadores pessoais na classe C.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top