Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Gartner coloca Alcatel no topo da telefonia IP na Europa

Postado em: 09/09/2005, às 16:05 por Redação

Relatório divulgado pelo Gartner aponta a Alcatel entre os líderes em seu ?Magic Quadrant for Corporate Telephony in EMEA, 2005? e como a primeira do ranking em termos de participação de mercado para telefonia IP corporativa na Europa Ocidental no ano passado.

De acordo com o Gartner, a Alcatel manteve sua posição como a maior fornecedora da Europa, com 16,4% de participação de mercado, considerando-se todas as linhas de telefonia corporativa instaladas em 2004. Para Jean-Christophe Giroux, presidente das atividades de soluções corporativas da Alcatel, o resultado é fruto dos investimentos contínuos da empresa em áreas como colaboração e aplicativos de telefonia IP.

A fabricante francesa também comemora os resultados de pesquisa feita pela Ovum-RHK, a qual mostra que ela conquistou 11% de participação no mercado de roteadores IP Edge no segundo trimestre deste ano, um aumento de 3% em relação ao trimestre anterior. O desempenho da Alcatel, conforme analisa o estudo, foi alimentado pelas aplicações triple play, VPNs baseadas em Ethernet e IP, agregação de banda larga e tráfego móvel.

Na Europa, a Alcatel conquistou 19% do mercado de roteadores IP Edge no segundo trimestre ? um crescimento de 5% em relação ao trimestre anterior. O avanço se deveu às implementações de rede para clientes como a France Telecom, Telenet na Bélgica e TeliaSonera na Escandinávia. O percentual deve aumentar com os contratos recém-fechados com a BT 21CN, Be e Exponential-e no Reino Unido, Portugal Telecom e Auna na Espanha.

O estudo da Ovum-RHK revela que o mercado cresceu 7% de um trimestre para o outro, somando US$ 315 milhões, uma indicação de que o padrão Edge passou a ser o foco dos investimentos das operadoras, que começam a transformar suas redes para acomodar e consolidar redes privadas virtuais (VPNs) corporativas e aplicações triple play como IPTV, voz sobre IP e internet de alta velocidade.

A Alcatel também obteve maior participação no mercado de MSWAN, estimado em US$ 450 milhões, consolidando-se na segunda posição com 24,8% das receitas no segundo trimestre, de acordo com dados de pesquisa da Dell?Oro. Segundo o instituto, o crescimento demonstra claramente que as operadoras fixas e móveis continuam a adotar o portfólio multisserviço da fabricante para gerar novas oportunidades de receita.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top