Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Café Iguaçu amplia exportações com software de comércio exterior

Postado em: 09/09/2008, às 19:57 por Redação

Com 80% das vendas voltadas ao mercado externo, a Café Iguaçu, terceira maior exportadora de café solúvel do país, sediada em Cornélio Procópio, interior no Paraná, garantiu a segurança e agilidade de seus processos de exportação e câmbio após a adoção da solução de comércio exterior da Sonda Procwork, empresa de consultoria e implementação de soluções de TI pertencente ao grupo chileno Sonda.

A Café Iguaçu, que exporta aos cinco continentes e possui marcas próprias no Brasil, Chile e na Romênia, optou pela ferramenta PW.CE por ser a primeira a utilizar a linguagem ABAP, exclusiva da desenvolvedora alemã SAP, o que eliminou a necessidade de uma interface que se comunicasse com o software de gestão já utilizado e possibilitou a consolidação de todos os indicadores em um único cadastro.

O PW.CE, segundo a empresa, trouxe mais transparência aos usuários que passaram a acompanhar todo o trâmite de câmbio, embarque, registro de despacho e nomeação de transporte através do ERP.

O procedimento empregado anteriormente para o registro da movimentação contábil de despacho dos produtos era realizado por meio de um sistema desenvolvido na linguagem ZIM, que tinha a função de gerar os documentos e transmitir os dados para o SAP efetuar toda a contabilização. "Como utilizávamos dois bancos de dados, as transações eram demoradas e os erros e duplicidades recorrentes, o que nos obrigava muitas vezes a desempenhar as tarefas manualmente. Hoje, o PW.CE já efetua todas as contabilizações dos processos automaticamente e nos garante a confiabilidade das informações", conta Vera Lúcia Akemi Nakajo, analista de negócios da Café Iguaçu.

Segundo ela, a companhia decidiu desenvolver dois sistemas em conjunto com a Sonda Procwork, que deram mais aderência aos controles da empresa e puderam ser implantados em outras corporações do segmento. "Com a competência das duas equipes pudemos definir um modelo que atende a todas as nossas particularidades, o que são parâmetros para o mercado", explica Vera Lúcia.

Os aplicativos de câmbio e embarque foram adotados na versão standard. O sistema adicional implementado foi o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), responsável pelo registro de todo o mecanismo de exportação e pela nomeação das condições de transporte das mercadorias de acordo com a exigência governamental.

A utilização do software também foi estendida a outra empresa pertencente ao grupo, a Marubeni Colorado, exportadora de café verde situada em Santos, no litoral paulista. Entre usuários diretos e indiretos da solução PW.CE, que também é acessado pelos usuários SAP para consulta e extração de relatórios, totalizam 200 funcionários.

"Como a solução está integrada ao SAP e opera com o mesmo cadastro, notamos uma visível otimização das operações em relação ao tempo e à qualidade", ressalta Vera Lúcia, ao acrescentar que o aplicativo tem uma equipe própria de manutenção que ainda se encarrega da sua atualização constante.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top