Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Conferência latino-americana de software livre começa na terça

Postado em: 09/11/2007, às 21:45 por Redação

Começa na próxima terça-feira (13/11) a Latinoware 2007 (4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre), que acontecerá no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento é pomovido pela Itaipu Binacional, Fundação PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serpro.

Devem participar dessa quarta edição cerca de 2,5 mil pessoas, entre profissionais da área, professores, universitários, técnicos e pesquisadores. Também está confirmada a participação de 20 palestrantes, entre eles as três maiores personalidades mundiais do software livre ? Richard Stallman, que foi quem deslanchou o movimento do software livre no mundo, com a criação da Free Software Foundation; e John Maddog Hall, que é um dos fundadores do movimento Open Source International e, desde 1995, preside a Linux International; além de Bruce Perens, co-fundador do movimento Open Source Iniciative e líder do projeto Debian, nome adotado para uma distribuição não comercial dos programas de código aberto GNU/Linux.

Os dois dias de evento terão cerca 60 palestras e 16 minicursos, em que serão discutidos temas como a tecnologia da informação e comunicação com base em software livre, a integração latino-americana e os avanços do software livre no mundo. Também serão lançados importantes trabalhos, como o Guia Prático sobre Software Livre, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O material será uma contribuição para divulgar o papel do software livre na disseminação do uso das tecnologias da informação em prol do desenvolvimento sustentável.

A quarta edição da Latinoware também vai premiar as melhores soluções em software livre apresentadas durante o evento. O Prêmio Latinoware de Software Livre foi criado para incentivar e valorizar as pesquisas para o desenvolvimento de programas de código aberto. Serão premiados os cinco melhores projetos, desenvolvidos por indivíduos ou grupos de desenvolvedores, em qualquer linguagem de programação.

Outra atração é a Olimpíada de Robótica Livre Latino-americana, em que serão demonstrados trabalhos realizados com o uso de ferramentas de hardware e software livre. A olimpíada terá caráter de oficina, pois os participantes vão trabalhar na construção de um "artefato técnico" que será controlado pela Interface de hardware livre (IHL), responsável pela comunicação entre o software de controle e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. O desafio é escrever o software que irá controlá-lo.

Durante a conferência, as crianças que visitarem a Estação Ciência também terão a oportunidade de conhecer os conceitos de software livre, com a promoção da Latinoware Kids. Uma tenda com computadores e laptops será montada em frente à Estação Ciência para que os alunos possam participar de atividades dinâmicas, que vão abordar conceitos e noções básicas de software livre.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top