Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Rede Energia investe em solução gestão de infraestrutura

Postado em: 09/11/2009, às 18:26 por Redação

A Autodesk, companhia de software 2D e 3D para os segmentos de design; engenharia e entretenimento, anunciou que a Rede Energia, um dos maiores grupos empresariais privados do setor energético brasileiro, está investindo na adoção do software Autodesk Topobase, solução para gestão técnica de infraestrutura.
A aquisição veio auxiliar a Rede Energia no desafio de preparar oito de suas distribuidoras para a implantação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, norma estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em junho deste ano para o setor.
O projeto, que está sendo conduzido pela empresa de consultoria Elucid, inclui a atualização do cadastro técnico das empresas do grupo e o levantamento em campo dos ativos da companhia para posterior atualização no sistema de gestão técnica. A Rede Energia serve atualmente um terço do território brasileiro por meio de suas distribuidoras nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, atendendo mais de 16 milhões de pessoas , e é pioneira na utilização do Topobase no setor elétrico brasileiro.
A tecnologia também será empregada para que a empresa possa confrontar as posições georreferenciadas de toda sua rede, incluindo postes e transformadores. Isso significa que os trabalhadores em campo – uma equipe de cerca de 400 pessoas – utilizará tecnologia de ponta, como coletores com GPS, para verificar se os itens presentes no cadastro atualmente correspondem à realidade. Estes dados são exportados para o software Autodesk Topobase e, posteriormente, migrados para o sistema de gestão técnica.
O sistema de gestão técnica, por sua vez, será utilizado para auxiliar no gerenciamento e operação de toda a rede de distribuição, realizando a gestão de manutenção e de processos de obras, georreferenciamento, cadastro de consumidores, além de simulações e cálculos elétricos. Já a tecnologia Autodesk Topo base ficará responsável pelo mapeamento de toda a rede, identificando postes de luz, transformadores e outros pontos relevantes para a gestão dos ativos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top