Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Illinois desenvolve projeto de intercâmbio de informações na área de Saúde

Postado em: 09/11/2011, às 22:33 por Redação

O estado de Illinois, nos Estados Unidos, anunciou o próximo estágio do projeto que envolve o desenvolvimento do sistema de dados eletrônicos de saúde, chamado Health Information Exchange. Após um processo de concorrência, o escritório de Tecnologia da Informação para a Saúde optou pela InterSystems para desenvolver a infraestrutura necessária para o sistema. O Exchange irá conectar profissionais da saúde e hospitais eletronicamente, permitindo o intercâmbio seguro dos históricos médicos dos pacientes em todo o estado.

“Construir um sistema de informações eletrônicas de saúde é um grande passo para a transformação da área de saúde e o aprimoramento no atendimento prestado aos pacientes”, afirmou o governador Pat Quinn. “O acesso eletrônico aos dados dos pacientes em todo o estado significa que informações vitais estarão disponíveis, instantaneamente, a médicos e hospitais quando mais precisarem, aprimorando a entrega do serviço de saúde e salvando vidas”, diz.

O desenvolvimento do Illinois Health Information Exchange é financiado por um programa federal estabelecido para possibilitar aos estados assistir aos fornecedores de serviços de saúde e hospitais com o intercâmbio de informações eletrônicas de saúde. Illinois recebeu US$ 18,8 milhões durante quatro anos para desenvolver essa capacidade, e a primeira fase de serviços de intercâmbio deve estar disponível em todo o estado em abril de 2012.

Assim como outros estados norte-americanos, Illinois está participando ativamente do programa realizado pelo governo federal para promover e difundir a adoção e o intercâmbio de informações eletrônicas de saúde. Atrasos em enviar históricos em papel e a dificuldade em armazenar, recuperar e transmitir documentos físicos são fatores que contribuem para a falta de eficiência e a geração de custos desnecessários na saúde. Além de proporcionar um melhor atendimento na saúde, os dados eletrônicos também reduzem a necessidade do preenchimento de formulários redundantes por parte dos pacientes e aumenta o acesso deles aos seus próprios dados de saúde.

“O intercâmbio seguro de informações importantes de pacientes por todo o estado é crítico para aprimorar o atendimento à saúde no estado”, afirma Cheryl Whitaker, autoridade responsável pelo intercâmbio de informações de saúde no estado de Illinois. “Com a mudança do papel para dados eletrônicos estruturados, os médicos terão uma imagem mais abrangente do histórico e das necessidades de cada paciente, o que levará a melhores diagnósticos e tratamentos”.

“Incentivos financeiros oferecidos por meio do Medicare e Medicaid estão levando os fornecedores de serviços e hospitais de Illinois a adotarem o sistema de Prontuário Eletrônico de Saúde em números sem precedentes”, diz Laura Zaremba, diretora do escritório de Tecnologia da Informação para a Saúde do estado. “O Health Information Exchange de Illinois irá ajudá-los a usar esses sistemas para aprimorar a coordenação de saúde e assegurar que as medidas apropriadas de segurança estão no local correto para proteger a privacidade do paciente”, afirma.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top