Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

PMEs não protegem dados em servidores virtuais

Postado em: 09/11/2011, às 20:30 por Redação

A Symantec anunciou  os resultados da sua Pesquisa 2011 sobre Virtualização em Pequenas Empresas que analisou a adoção da virtualização dentro das PMEs e o impacto nessas organizações.  De acordo com o estudo, esse segmento tem um grande interesse nessa tecnologia, mas ainda estão aprendendo como adotá-la. Quando implementam a virtualização em servidores, elas estão colocando seus dados em risco. A pesquisa constatou que a maioria delas não usa nem as medidas mais básicas para proteger e garantir a segurança de seus ambientes virtuais. A pesquisa abrangeu 658 entrevistados em 28 países.
"As pequenas empresas estão avaliando como a virtualização pode beneficiar suas organizações. Ainda estamos nas fases iniciais do ciclo de adoção, mas a virtualização permite que empresas de pequeno porte reduzam custos e atendam às crescentes demandas por maior produtividade e eficiência", afirma Steve Cullen, vice-presidente sênior de estratégia e marketing da Symantec Corp. "Entretanto, estando ou não prontas para fazerem a transição para tecnologias de virtualização, é essencial que as pequenas empresas sempre protejam e garantam a segurança dos dados, não importa que tipo de ambientes tenha."
Destaques da pesquisa
• Benefícios financeiros orientam a decisão de virtualizar – 70% dos entrevistados disseram que suas organizações estão considerando a virtualização.  Não surpreendentemente, os benefícios financeiros são a principal razão de adoção da virtualização de servidores. As menores despesas de capital foram citadas por 70%, enquanto 68% afirmaram que as menores despesas operacionais também orientam as decisões de implantar a virtualização. Outros benefícios são a capacidade de usar menos servidores para o mesmo número de aplicações (67%) e maior capacidade de expansão dos servidores (65%).
• Capacidade limitada de TI é empecilho para algumas pequenas empresas – Apesar do interesse, as pequenas empresas estão encontrando dificuldades para migrar da discussão para a execução. Somente 10% dos entrevistados implantaram servidores virtuais e estão concentrando seus esforços iniciais nas aplicações mais simples, menos críticas. Os principais desafios são desempenho (60%), backup (56%) e gerenciamento de segurança e patches (56%).  Quase um terço das pequenas empresas não está planejando a virtualização nesse momento e citaram a falta de experiência como causa.
• Dados em servidores virtuais não possuem segurança básica – Quando as pequenas empresas passam a usar ambientes virtuais, deixam de proteger e garantir a segurança dos dados. Apenas 15% fazem sempre backup dos servidores virtuais; 23% fazem com pouca frequência ou não fazem de modo algum. Elas não estão fazendo nada para proteger os dados – apenas 40 % estão totalmente seguros.  Os entrevistados disseram que problemas relacionados a orçamento e equipe os impedem de tomar as medidas essenciais. Mesmo aquele que afirmou estar um pouco ou totalmente seguro, está, na verdade, menos seguro do que pensa. Impressionantes 78% não têm antivírus nos servidores virtuais; 48% não usam firewall; e 74 por cento não possuem proteção para os endpoints.
Recomendações
A Symantec diz que há algumas medidas simples que as pequenas empresas podem tomar para proteger adequadamente dados e sistemas:

• Defina uma estratégia de virtualização: trabalhe com um consultor de TI para desenvolver uma estratégia. Desenvolva proativamente as principais orientações e avalie as necessidades de segurança e proteção de dados.  Determine se a migração para os serviços na nuvem é indicada para você. Depois de ter uma estratégia, desenvolva um plano e siga-o.
• Garanta a proteção dos ambientes virtuais: identifique as soluções de segurança de que você precisa para proteger seu ambiente virtual, incluindo firewall, antivírus e segurança para endpoints. Estabeleça práticas de segurança como uma camada adicional de proteção.
• Proteja os dados: tenha uma abordagem simplificada para backup. Implemente uma solução que proteja ambientes físicos e virtuais. Considere uma solução de eliminação da duplicação de dados para economizar tempo e espaço.

A Pesquisa da Symantec sobre Virtualização em Pequenas Empresas é resultado de uma enquete realizada em maio de 2011 pela Applied Research, que abrangeu profissionais de TI responsáveis pela gestão dos recursos computacionais de pequenas empresas com 5 a 249 funcionários. A pesquisa foi desenvolvida para avaliar como as pequenas empresas estão adotando a virtualização. Incluiu 658 entrevistados em 28 países da América do Norte, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico e América Latina.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top