Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tecnologia teve papel crucial na reeleição de Barack Obama

Postado em: 09/11/2012, às 16:06 por Redação

Tecnologia não vence eleição, mas pode ajudar o canditado a atingir os eleitores, como mostra a campanha que levou o democrata Barack Obama a reeleição à Presidência dos Estados Unidos, na última terça-feira, 6, após uma disputa acirrada com o candidato republicano Mitt Romney.

Nas campanhas dos dois candidatos, o uso da tecnologia foi crucial para a conquista de eleitores. A de Obama foi mais bem-sucedida ao recorrer ao uso intensivo da internet e das tecnologias móveis na busca de potenciais apoiadores e, por consequência, na obtenção de mais votos, segundo relataram ao The New York Times dois membros da equipe de tecnologia de Obama, Michael Slaby e Harper Reed.

Um aplicativo na web denominado “Dashboard”, por exemplo, permitiu que voluntários se juntassem a equipe da campanha de Obama e recebessem atribuições a serem cumpridas remotamente. O aplicativo, visível em smartphones e tablets, mostrou exatamente a localidade, bairros, que precisavam de mais ajuda dos voluntários. Outro programa utilizado foi uma ferramenta que permitiu aos encarregados pela campanha prospectar eleitores pelo telefone, em suas próprias residências, sem a necessidade de estarem no escritório da campanha.

O resultado do uso da tecnologia na reeleição de Obama superou o obtido em sua primeira eleição, há quatro anos. A página de Barack Obama no Facebook, por exemplo, conquistou 33 milhões de “likes” contra 2 milhões registrados na campanha anterior. A própria tecnologia mudou. “A computação em nuvem praticamente não existia em 2008”, ressaltou Slaby.

Desta vez, a campanha de Obama foi apoiada por serviços de nuvem da Amazon Web Services. Engenheiros da campanha construíram cerca de 200 programas diferentes que funcionavam no serviço da Amazon, incluindo o Dashboard, a ferramenta de telefonia, o site da campanha, formulário de doações e processamento de aplicações de análise de dados.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top