Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Google anuncia testes de FTTH nos Estados Unidos

Postado em: 10/02/2010, às 16:57 por Letícia Cordeiro

O apelo que o Google vem fazendo ao órgão regulador norte-americano FCC em prol da inclusão de um "acesso universal de ultravelocidade" no plano nacional de banda larga dos Estados Unidos ganhou mais força. O gigante de Internet anunciou em seu blog nesta quarta, 10, que planeja construir e testar redes banda larga de ultravelocidade em um pequeno número de localidades daquele país. As redes de fibra óptica chegarão até as casas dos usuários (FTTH) com velocidades de até 1 Gbps. A expectativa é de que estas redes cubram entre 50 mil e 500 mil pessoas e ofereçam o serviço de acesso a preços competitivos.
A empresa lançou uma RFI (request for information) para selecionar as localidades e receberá inscrições de governos locais e da própria população até o próximo dia 26 de março. Os nomes das localidades escolhidas serão anunciadas até o final do ano.
A intenção do Google é operar redes de fibra óptica abertas de forma transparente, deixando para o usuário a escolha do provedor de serviços e ainda testar uma nova geração de aplicativos para essas conexões de ultravelocidades. Entre as possíveis serviços estão aplicações de telemedicina em 3D e videoconferência 3D e downloads de conteúdos em alta definição.
Esta não é a primeira iniciativa do Google em redes de acesso. O grupo é acionista do consórcio entre operadoras de cabo, a Sprint e a Clearwire para desenvolver acesso WiMax e também participou de leilões de faixas do espectro para serviços banda larga.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top