Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Google firma acordo com Itália para Google Books

Postado em: 10/03/2010, às 18:43 por Redação

O Google anunciou nesta quarta-feira, 10, que firmou acordo com o Ministério da Herança Cultural da Itália para digitalizar livros antigos de domínio público dos acervos das Bibliotecas Nacionais de Florença e Roma. A parceria é resultado de uma tratativa do site de buscas com o governo italiano para que este acabe com o processo de violação das leis de privacidade pela exibição de vídeos no YouTube, movido no mês passado.
Segundo comunicado no blog oficial do site de buscas, assinado pelo gerente de estratégias e parcerias de desenvolvimento da empresa, Gino Matiuzzo, as obras serão selecionadas pelas bibliotecas e a previsão é que 1 milhão de livros sejam digitalizados. Entre as obras estão livros históricos, científicos e de literatura que remontam à fundação da Itália e peças importantes para a criação do Renascimento.
A empresa arcará com todos os custos da operação e, segundo o post no blog, conta com a "cooperação e parceria de iniciativas públicas e privadas". Para Matiuzzo, o acordo é um importante passo para não deixar que a "maior biblioteca virtual do mundo se torne predominantemente de língua anglo-saxônica". O Google tem acordos semelhantes com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, com o Museu do Estado da Bavária, na Alemanha, e com a Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top