Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

NVidia é processada por ocultar defeito em chips

Postado em: 10/09/2008, às 13:29 por Redação

A fabricante de processadores gráficos de alto desempenho NVidia está sendo processada em um tribunal da Califórnia por ter violado a lei de valores mobiliários dos Estados Unidos. A empresa está sendo acusada de ter ocultado, por ao menos oito meses, um defeito grave na sua linha de chips gráficos e de ter emitido "uma série de declarações falsas e enganosas" sobre o problema.

A ação judicial diz que o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, e CFO Marvin Burkett sabiam desde novembro de 2007 da existência da falha no empacotamento de alguns chips gráficos da companhia, o que causou a alguns usuários índices de falhas anormais.

A empresa reconheceu publicamente a falha em julho, quando anunciou um plano de investimento de US$ 200 milhões para cobrir os custos relacionados ao problema. Segundo a ação, a vinda à tona do problema causou a queda de 31% no preço das ações da NVidia, para US $ 12,98, e reduziu a capitalização de mercado da empresa em cerca de US$ 3 bilhões, de acordo com informações de agências internacionais de notícias.

A ação foi movida foi movida pelo escritório de advocacia Shalov, Stone, Bonner & Rocco, de Nova York, no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia. A ação foi feita em nome de um distrito inteiro e os danos não foram especificados.

Destacando a gravidade das acusações contra a Nvidia, a ação judicial diz que a HP, por exemplo, emitiu uma atualização de BIOS para tentar resolver o problema com o chip, antes de a fabricante admitir a sua existência aos investidores. A Nvidia e os fabricantes de computadores têm utilizado atualizações de BIOS numa tentativa de reduzir o estresse térmico em chips afetados pelo problema e evitar que falhem.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top