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Wunderman cria unidade com foco em criação digital

Postado em: 10/09/2008, às 22:26 por Redação

A tecnologia digital cada vez ganha mais espaço como plataforma de negócios das agências de comunicação. E esse é o movimento estratégico que a Wunderman, agência do grupo Newcomm, está trilhando ao anunciar nesta quarta-feira, 10, a criação de uma nova unidade de negócios batizada de Enfatico, que vai comandar as ações de marketing e estratégia de comunicação com mercado consumidor da Dell Computadores na América Latina.

Para tanto, a agência investiu US$ 3 milhões nos últimos dois anos na renovação do parque instalado, no banco de dados (Oracle e SQL), que somam 140 milhões de cadastros, além de em sistemas de storage, intranet e extranet com os clientes, com recursos de espelhamento e links redundante hospedados no data center da Telefônica. Para dirigir área de TI a empresa trouxe uma executiva brasileira que estava no grupo nos Estados Unidos, Tarsila Steter.

Eduardo Bicudo, presidente da empresa, diz regularmente a empresa investe de US$ 500 mil a US$ 1 milhão em tecnologia todos os anos, motivo pelo qual criou uma área de tecnologia que já conta com 35 profissionais, e que foram totalmente integrados à área de criação da agência (que soma 57 pessoas) para garantir maior agilidade e controle no gerenciamento do conteúdo digital, independente da plataforma (TV, internet, celulares) e na gestão do database dos clientes.

"Pela primeira vez a área de criação está sendo comandada por um profissional oriundo da mídia digital, Eco Moliterno, vice-presidente de Criação para América Latina, trazendo resultados nos atendimento de clientes como Nokia e Diageo", diz o executivo.

"Para nós web 2.0 já não é mais novidade, está incorporada em estratégias que fazemos para clientes como Xerox, Vivo, Nokia, Diageo, Microsoft, que obtiveram resultados expressivos com marketing viral e redes sociais. Campanhas que fizemos, por exemplo, para a vodka Smirnoff previa um retorno de 66 mil cadastros e chegamos a 608 mil registros. Resultados expressivos de fidelização de marca tivemos também em iniciativas para a Nokia, com campanhas para Nokia Trends e Nokia XPress Band, esta última ainda em andamento em parceria com o site MySpace", revela Moliterno.

Essas iniciativas fizeram com que a empresa no último tivesse um crescimento de 37% em receita em 2007 e desse início a um trabalho de exportar o serviço de criação digital para outros países da América Latina e Canadá, transformando a Wunderman Brasil em um "hub" de criação digital da rede TheWundermanNetwork internacional da qual faz parte.

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