Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga

Postado em: 10/11/2009, às 18:35 por Fernando Lauterjung

Não é a melhor escolha, mas é melhor que a indefinição. É assim que o setor de software viu a decisão do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital tomada na reunião desta segunda, 9, sobre como será lançado o Ginga-J. Em uma clara vitória da indústria fabricante, ficou acertado que o Ginga será lançado em duas versões, 1.0 e 2.0. A versão 2.0 é a completa, dentro do que foi definido na recente consulta pública da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A versão 1.0 será sem a parte Java do middleware. Fabricantes pressionavam pela possibilidade alegando que os altos custos de fabricação das caixas com o Ginga-J completo atrasariam a implementação da interatividade na TV digital terrestre brasileira. O Ginga 2.0 demanda hardware mais robusto.
Desenvolvedores de software, bem como parte dos radiodifusores associados ao Fórum SBTVD, temem que o lançamento de duas versões deixe legado e confunda ainda mais o consumidor. O setor de software, vale destacar, é o que mais cresce dentro do Fórum SBTVD, que em sua criação contava com seis associados ligados à área. Atualmente são 13 associados.
Salustiano Fagundes, da desenvolvedora HXD Interactive TV, diz que a iniciativa é um passo importante para o lançamento da interatividade no Brasil. Ele destaca a maior parte dos testes feitos com a interatividade no padrão nipo-brasileiro foi feita usando o Ginga 1.0, "mas seria interessante poder contar com as inovações da versão completa". Segundo ele, apenas o Ginga 2.0 permitiria o envio de conteúdos diferenciados para o aparelho de TV, por exemplo. "É claro que a decisão vai deixar legado", afirma, lembrando que os aplicativos mais avançados não rodarão em parte da base instalada de receptores. "Mas o mercado é quem vai dar o tom e acho que o modelo 2.0 vai acabar prevalecendo", diz.
Estratégia
Ainda não foi decidida como será a estratégia de lançamento. Está em pauta se as duas versões serão lançadas simultaneamente, o que poderia gerar alguma confusão junto aos consumidores, ou se haveria uma janela entre os lançamentos. Trata-se apenas de uma decisão estratégica, já que não será mais necessário nenhum trabalho de especificação.
Também não foi decidido como será a divulgação do Ginga e das diferenças entre as versões.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top