Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

SENAI/SC escolhe tecnologia Cisco para virtualização de desktops

Postado em: 10/12/2012, às 17:05 por Redação

O SENAI de Santa Catarina acaba de investir na virtualização de desktops, utilizando o Cisco VXI (Virtualization Experience Infrastructure). A solução escolhida facilita o gerenciamento do ambiente de TI, reduz custos operacionais e traz rapidez para as manutenções periódicas, antes mensais e agora diárias.
Antes da virtualização de seus desktops, as três unidades do SENAI/SC escolhidas para a virtualização contavam com ambientes de mais de 300 computadores com configurações distintas, o que exigia uma grande quantidade de versões de imagens de sistemas operacionais. A falta de mobilidade também era um problema, já que aplicações com maiores pré-requisitos de hardware e quantidades limitadas de licenças só poderiam ser manuseadas em laboratórios específicos. Ao optar pelo Cisco VXI, a instituição resolveu as limitações de um ambiente tradicional de computadores, com redução dos custos operacionais e de energia elétrica e com agilidade de operação.
O Cisco VXI é uma solução aberta, validada para área de trabalho virtual, que integra produtos e tecnologias em todas as arquiteturas de rede da Cisco, desde Colaboração, passando por Borderless Networks (Rede sem Fronteiras) até o Data Center.
Em menos de um ano de operação foi possível obter benefícios do ambiente virtualizado no SENAI/SC. Os tempos de parada dos equipamentos (downtimes) foram reduzidos e a própria reposição ou redistribuição dos equipamentos foi bastante facilitada, uma vez que não existem armazenamento, sistema operacional ou configurações específicas.
A facilidade do gerenciamento permite a redução drástica dos custos de manutenção, pois o tempo dedicado é muito menor. O tempo de espera para a instalação de aplicações também foi reduzido, hoje estão disponíveis em um dia. Isso sem a necessidade de entrar em laboratório. As manutenções semestrais que levavam semanas não são mais realizadas, pois o ambiente inteiro pode ser recriado de forma automática a cada semana.
Outros pontos relevantes foram o dimensionamento dos servidores que suportariam o ambiente e o storage que garantiria o desempenho necessário ao projeto. A solução também facilitou o dia-a-dia no agendamento de aulas, já que o ambiente trouxe mobilidade à instituição. Agora, é possível executar qualquer aplicação em qualquer sala. A forma de alocar as salas de aula para as atividades ficou bastante simplificada
“Além de todos os benefícios obtidos pela instituição, a solução VDI é ecológica, pois reduziu consideravelmente o consumo de energia elétrica, tanto na alimentação dos equipamentos de TI como na refrigeração dos ambientes. Obtivemos mais de 70% de economia no consumo de energia elétrica ao substituir o conjunto computador e monitor tradicionais pelo conjunto zero client e monitor de LED”, destaca Cláudio Farias Selau, analista de redes do SENAI/SC.
“O grande diferencial da solução adotada foi a possibilidade de ter uma grande flexibilidade e agilização na alocação dos recursos de tecnologia que realmente pudessem auxiliar o projeto pedagógico do SENAI/SC. Com a virtualização o SENAI/SC terá uma maior facilidade e rapidez na implantação dos processos; bem como controle dos recursos de tecnologia educional”, afirma Ricardo Santos, responsável pelo de desenvolvimento de negócios da vertical de Educação da Cisco do Brasil.
Na primeira fase do projeto foram virtualizados 325 desktops de uma das unidades do SENAI/SC. Dado o sucesso da operação, mais duas unidades foram virtualizadas, totalizando 975 desktops virtualizados até o momento.
A solução adotada é baseada em equipamentos Cisco e NetApp e software VMWare. O integrador credenciado pela Cisco como responsável pelo projeto foi a TELTEC Networks.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top