Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CEO da IBM diz que manterá foco em serviços na nuvem para tentar reverter queda nas vendas

Postado em: 11/03/2014, às 15:59 por Redação

A presidente-executiva (CEO) da IBM, Ginni Rometty, disse que a empresa ficou aquém das expectativas no ano passado e deve abordar as suas dificuldades na área de hardware. "Temos de reconhecer que 2013 foi um ano de importantes transformações e o nosso desempenho não cumpriu as expectativas", disse ela no fim de semana passado, em comunicado aos acionistas por ocasião da publicação do relatório anual da companhia, ao qual a Bloomberg teve acesso. "Enquanto nós continuamos a remixar o [nosso portfólio] de maior valor, também temos de lidar com essas partes do negócio que estão nos segurando."

Analistas apontam como causa do desempenho abaixo do esperado uma conjunção de fatores. Além da queda na demanda por hardware, as vendas fracas nos mercados em crescimento arrastaram para baixo as receitas da IBM nos últimos sete trimestres, levando Rometty a vender ativos, demitir ou colocar empregados de licença, recomprar ações e reduzir os impostos para tentar cumprir as metas.

As vendas da IBM caíram 5% no ano passado, e as ações da companhia foram as únicas a registrar queda no índice Dow Jones Industrial Average. Isso levou os principais executivos a renunciar ao recebimento de bônus anuais e reduzir o número de funcionários da empresa, pela primeira vez em uma década.

Apesar da queda na receita, Rometty reafirmou no comunicado aos acionistas que a IBM manterá a promessa de pagamento de US$ 20 por ação em dividendos em 2015 — um aumento de US$ 11,67 em relação a 2010. Ela disse também que a empresa vai continuar concentrando o foco em serviços na nuvem e análise de dados ­— em janeiro, a IBM anunciou a venda de seu negócio de servidores low-end, por US$ 2,3 bilhões, para a chinesa Lenovo.

Aposta na nuvem

A aposta na oferta de serviços na nuvem levou a IBM, no ano passado, a adquirir empresa de hospedagem de dados online SoftLayer Technologies, por US$ 2 bilhões, e criar uma nova divisão para os clientes interessados em serviços de nuvem. Na ocasião da compra, a companhia disse que esperava ganhar receita de US$ 7 bilhões anualmente a partir de serviços de nuvem até o fim de 2015.

No mês passado, a IBM disse vai usar seus servidores Power Systems também para fornecer sua ferramenta Watson através da nuvem. Para isso, ela está investindo US$ 1 bilhão na construção de um novo grupo de negócios em torno da tecnologia. A injeção de recurso faz parte do compromisso da IBM de aplicar US$ 1,2 bilhão para reforçar a ofertas de nuvem da SoftLayer, adicionando novos data centers e serviços para atrair novos clientes.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top