Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Comissão Europeia investiga Amazon por abuso de posição dominante no mercado de e-books

Postado em: 11/06/2015, às 12:03 por Redação

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, abriu nesta quinta-feira, 11, uma investigação sobre suposto abuso de posição dominante da varejista online Amazon no segmento de livros eletrônicos (e-books), de acordo com informações do The Wall Street Journal.

O órgão está apurando algumas cláusulas dos contratos da Amazon com editoras, que são obrigadas a comunicar à empresa se oferecem condições mais favoráveis a concorrentes e oferecer vantagens similares a ela. A comissão teme que os acordos limitem a concorrência e a escolha dos consumidores.

A investigação deve se concentrar, inicialmente, em livros digitais em inglês e alemão, os maiores mercados para e-books na Europa. Ainda segundo o jornal americano, não há um prazo para o fim das investigações, que podem durar anos e muitas vezes serem ampliadas para além da sua área inicial de foco.

Margrethe Vestager, chefe antitruste da UE, declarou que quer garantir "que os acordos da Amazon com editoras não são prejudiciais para os consumidores, impedindo que outros distribuidores de e-books inovem e possam efetivamente competir com a Amazon".

Atualmente a maior distribuidora de e-books na Europa, a Amazon disse estar confiante de que seus acordos com as editoras "são legais e nos melhores interesses dos leitores" e se comprometeu a cooperar plenamente com a investigação.

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top