Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Cerca de 1 milhão CDs com software pirata são apreendidos no semestre

Postado em: 11/07/2007, às 16:13 por Redação

Mais de 354 ações de combate à pirataria foram realizadas durante o primeiro em todo o país, que resultaram na apreensão de mais de 1 milhão de CDs contendo programas piratas. O número representa um aumento de 120% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA).

Além de 98 computadores, também foram retirados do ar 121 sites que comercializavam softwares piratas e 8.505 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais.

No período as entidades registraram 17 mil contatos, por e-mail e por telefone, dos quais mais de 5% referiam-se a denúncias contra o comércio ou uso de programas piratas. Como conseqüência, a BSA enviou 1.263 notificações extrajudiciais às companhias infratoras.

Recentemente, a Abes e a BSA divulgaram a quarta edição do ?Estudo Anual Mundial de Pirataria de Software?, elaborado pela IDC Brasil. A pesquisa revelou que 60% dos softwares instalados no ano passado em computadores pessoais no Brasil foram obtidos ilegalmente, índice quatro pontos percentuais inferior se comparado a 2005. O Brasil foi o mercado que registrou a maior queda na taxa de pirataria do mundo, mas por outro lado é o país com os maiores prejuízos na América Latina, estimados em US$ 1,148 bilhão.

?Esses números reforçam o trabalho da Abes para coibir a prática da pirataria no país. Registramos um crescimento significativo no número de CDs apreendidos em relação ao ano anterior, o que reflete o empenho das esferas pública e privada em coibir essa prática. Além disso, a queda de 4% do índice de pirataria mostra também o aumento da conscientização da população?, declara o coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes, Emílio Munaro.

Além dessas ações, a Abes deu continuidade ao programa lançado em 2006 para capacitação de policiais. O evento já passou pelas cidades de Recife, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Goiânia, Brasília, Manaus, Belém e Florianópolis onde foram treinados mais de 1,2 mil policiais.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top