Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Prodam e Intel farão teste para projeto WiMax em São Paulo

Postado em: 11/10/2005, às 19:31 por Redação

Em visita ao Brasil, o vice-presidente mundial de marketing e vendas da Intel Corporation, Anand Chandrasekher, firmou um protocolo de intenções com a Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) para o desenvolvimento de uma prova de conceito de utilização da tecnologia WiMax. Batizado de ?Piloto de WiMax para uma São Paulo sem fio?, o teste fornecerá bases e métricas para futuras definições da rede de banda larga sem fio da cidade.

Para a diretoria da Prodam, a parceria será positiva para a duas empresas, pois além de não acarretar custo, vai contribuir para que os técnicos avaliem o uso dessa tecnologia para melhor atender à população.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, a empresa terá desafios em várias áreas. ?Na área da saúde, o prefeito José Serra nos deu uma meta: informatizar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até dezembro. Ou seja, desenvolver o sistema, ajustá-lo, capacitar as pessoas para operá-lo e montar a infra-estrutura de todas elas. Estamos trabalhando fortemente nisso. São 425 unidades?, adianta ele.

A Intel investe mundialmente em ?cidades digitais? para a criação de infra-estruturas baseadas no padrão WiMax. Depois de lançar a Cidade Digital de Ouro Preto, localizada na região montanhosa de Minas Gerais, e a de Mangaratiba, na região litorânea do Rio de Janeiro, é a vez de investir na área metropolitana. Para esse desafio foi escolhida a cidade de São Paulo que vem imprimindo um ritmo acelerado na expansão da tecnologia da informação, voltada ao município e aos cidadãos.

?O acordo faz parte do papel ativo da Intel de contribuir para o fortalecimento do futuro digital do Brasil por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação. A adoção do WiMax possibilitará às regiões afastadas e menos desenvolvidas o acesso à internet em banda larga?, diz Renato Sato, gerente regional da Intel do Brasil.

O teste visa à expansão da infra-estrutura de comunicação da Prefeitura para, no futuro, levar os benefícios da inclusão digital e social aos cidadãos. Isso possibilita uma nova forma de acesso a informações pela população e pode trazer resultados expressivos para a cidade, como atrair novas empresas e disponibilizar novos serviços. O piloto poderá incluir unidades de saúde, escolas municipais e subprefeituras em regiões a serem definidas.

A partir desta semana será fechado um plano para definir as tecnologias que serão usadas, os pontos a serem atendidos e a abrangência do teste. Prevista para ser realizada até o fim do ano, a avaliação envolverá tecnologia de tráfego de dados, voz sobre IP (VoIP), videoconferência e Wi-Fi em conjunto com WiMax.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top