Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sebrae investe R$ 2 mi para integrar regionais com VoIP

Postado em: 11/10/2005, às 16:10 por Redação

A partir de maio do ano que vem, o Sebrae terá disponível uma infra-estrutura de transmissão de dados, voz e imagens, integrando todas as suas unidades regionais em um único sistema. O projeto, que recebeu investimentos de cerca de R$ 2 milhões, foi desenvolvido pela 3Com em parceria com a integradora Redisul.

Para promover a interligação dos 28 pontos PABX da Rede Sebrae, distribuídos por cada capital dos estados brasileiros e no Distrito Federal, o projeto prevê o upgrade dos roteadores e a instalação da plataforma de telefonia IP 3Com VCX. A solução é composta de media gateways com interfaces E1 ou FXS que, por sua vez, se conectam à rede por roteadores 3Com da família 5000 e 6000 e por switches, de modo a garantir a qualidade de serviço (QoS).

Os servidores de telefonia IP VCX V7000 baseados na arquitetura de softswitch, serão instalados nas unidades do Sebrae Nacional e de São Paulo, provendo alta disponibilidade dos serviços. Junto com os servidores, foram adquiridas as funcionalidades de processamento e relatório de chamadas, software de gerenciamento baseado na plataforma EMS-Enterprise Management System e auto-atendimento. Além disso, o servidor tem a capacidade de agregar a solução de mensagem unificada, ferramenta que reúne correio de voz e correio eletrônico.

De acordo com o gerente regional da Redisul, Clístenes Augusto de Paula, a instituição buscava melhorar o tráfego entre suas unidades através da reestruturação da rede WAN e, ao mesmo tempo, diminuir os custos com interurbanos. "Nossa meta era integrar todas as unidades federativas do Sebrae e promover qualidade de serviço nos tráfegos de rede com uma solução convergente de abrangência nacional, incluindo o diferencial do tráfego de imagem, além de dados e voz", afirma Clístenes.

Por ser uma instituição de apoio às empresas de pequeno porte, o Sebrae possui algumas necessidades específicas, principalmente em relação aos cursos e treinamentos a distância. Esses requisitos foram atendidos com a infra-estrutura de rede convergente, que permitirá a transmissão em tempo real de videoconferências para todas as regionais.

"A solução atende a demanda pela transmissão de imagens em nível nacional e de um acesso único à internet, utilizando a rede interna do Sebrae, em vez da rede pública", explica Lauro Crispim, consultor técnico do Sebrae. "Após a finalização do projeto, teremos a total integração do Sebrae em uma forma segura de trocar dados corporativos", acrescenta.

Atualmente, o projeto se encontra em fase de testes de configuração dos laboratórios e treinamento da equipe do Sebrae. A próxima etapa será preparar as duas unidades de concentração da rede: a do Sebrae Nacional, que liga as regionais do Nordeste, Norte e Centro-Oeste; e do Sebrae São Paulo, que liga as regionais do Sul e Sudeste.

"A expectativa é que, a partir de maio do ano que vem, o Sebrae já esteja usufruindo da rede convergente e de um complexo integrado", informa Crispim. A solução da 3Com beneficiará as 28 unidades federativas da entidade e possibilitará a instalação da tecnologia IP, através da substituição das centrais de PABX.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top