Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Microsoft instala mais um data center fora dos EUA para atender exigências de clientes no exterior

Postado em: 11/11/2015, às 16:10 por Redação

Depois de perder vários clientes mundo afora, inclusive o governo do Brasil, em decorrência das denúncias sobre o programa de espionagem dos Estados Unidos feitas pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden, a Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 11, que vai instalar um novo data center no exterior, como parte da estratégia para tranquilizar os clientes estrangeiros que suas informações estão a salvo dos olhares indiscretos do governo americano.

O data center ficará na Alemanha para atender clientes europeus. Os dados dos clientes que usam software da Microsoft na nuvem para aplicações de escritório e de negócios ficarão armazenados em dois data centers da Deutsche Telekom, maior operadora de telecomunicações do país. À Microsoft só será concedido acesso a esses dados — ou à subsidiária da Deutsche, a T-Systems, que opera os data centers — se for dada permissão pelo cliente. E mesmo quando for concedido acesso a T-Systems, a fabricante de software irá supervisionar a operação.

A Microsoft disse que um levantamento, feito pelo grupo empresarial alemão Bitkom, revelou que 83% das empresas alemãs esperam que seu provedor de nuvem opere data center na Alemanha. "Os data centers alemães oferecem aos clientes confiança na forma como os seus dados são manipulados e armazenados", disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, ao The Wall Street Journal.

O anúncio surge semanas depois de o Supremo Tribunal da União Europeia ter invalidado o acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos, denominado Safe Harbour ("Porto Seguro"), que permitia a transferência de dados pessoais dos europeus para os EUA. Autoridades alemãs de proteção de dados disseram, após a decisão, que não irão mais permitir quaisquer novas transferências de dados para os EUA.

O novo serviço estará disponível para os clientes com sede na União Europeia e alguns países vizinhos, a partir do segundo semestre do próximo ano. Aplicativos da Microsoft como o Office 365 e Azure Dynamics CRM oferecidos na nuvem serão entregues a partir de data centers da Deutsche Telekom instalados em Frankfurt e Magdeburg.

Desde que Snowden vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa de espionagem do governo americano, a Deutsche Telekom lançou uma série de produtos destinados a proteger os usuários de espionagem, incluindo e-mail criptografado, smartphones seguros e a instalção de novo data centers.

Outros países também estão pressionando gigantes americanos da tecnologia a manter os dados dos seus cidadãos em solo local. Uma nova lei na Rússia exige que as empresas, tais como Facebook e Twitter armazenem e processem dados de usuários russos dentro das fronteiras do país.

Atualmente, a Microsoft possui 100 data centers distribuídos em 19 regiões, inclusive no Brasil. O data center brasileiro, por sinal, é o primeiro da América Latina e do Hemisfério Sul. Foi lançado em junho de 2014 para hospedar os dados dos clientes locais.

Tags: , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top