Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Vendas de PCs tem queda de 1,4% no 4º trimestre de 2011

Postado em: 12/01/2012, às 09:52 por Redação

A remessa mundial de PCs totalizou 92,2 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que representa uma queda de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com dados do Gartner. A retração ocorre depois de dois trimestres consecutivos de crescimento. A consultoria já havia previsto o declínio das vendas em razão da desaceleração da demanda, somada às incertezas econômicas na Europa.

A ligeira recuperação da economia americana não foi suficiente para reverter a situação, tampouco a economia dos países emergentes foi capaz de compensar a queda. As vendas de computadores na Europa, Oriente Médio e África totalizaram 29,8 milhões de unidades, queda de 9,6% ante igual período de 2010, enquanto nos Estados Unidos, a queda foi de 5,9%.

O quadro se deteriorou ainda mais com as enchentes na Tailândia em outubro, que afetaram significativamente a produção de discos rígidos, gerando escassez de produtos e aumento nos preços. O episódio terá efeito ainda maior na primeira metade deste ano, quando os embarques de PCs devem continuar mais baixos na comparação com o ano passado.

Desempenho dos fabricantes

A HP liderou entre os fabricantes com 14,71 milhões de unidades entregues. Apesar disso, a empresa registrou uma queda nas vendas de 16,2%, o que reduziu a sua participação de mercado de 18,8%, no último trimestre de 2010, para 16% no mesmo período do ano passado. A Lenovo foi a que mostrou o maior avanço, com 23% de aumento nas vendas, contabilizando 12,93 milhões de unidades embarcadas e 14% de market share.

A Dell fechou o quarto trimestre como a terceira maior fabricante de PCs, com aumento de 1 ponto percentual de participação de mercado na comparação anual. Com 11,63 milhões de unidades embarcadas, obteve 12,6% de market share.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top