Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Janeiro dá sinais de melhora para setor eletroeletrônico

Postado em: 12/02/2010, às 19:13 por Redação

O mês de janeiro deu boas indicações de que o mercado de produtos elétricos e eletrônicos melhorou em relação aos meses anteriores, de acordo com sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Das empresas consultadas, 83% indicaram que as vendas cresceram ou ficaram estáveis em relação a janeiro de 2009. Já na comparação com dezembro, mais de 60% apontaram crescimento ou estabilidade.
O nível de emprego do setor cresceu em janeiro, considerando que 66% dos entrevistados revelaram estabilidade em relação a dezembro e que 23% apontaram elevação. Os estoques, tanto de produtos acabados como de insumos, foram considerados normais pelas empresas, fator que leva ao entendimento de que os negócios ficaram dentro previsto.
A melhora na previsibilidade do mercado pode ser atestada com a indicação de 63% das empresas que informaram que suas vendas ficaram conforme ou acima de suas expectativas, com nível de acerto próximo das perspectivas verificadas nos últimos meses.
O bom humor das empresas foi evidenciado pelas perspectivas para os próximos meses, como é caso de fevereiro, do primeiro trimestre e do ano de 2010, em que 75%, 80% e 89% das empresas, respectivamente, indicaram que as vendas deverão crescer na comparação com idênticos períodos do ano anterior.
Na avaliação da Abinee, o fato do mesmo mês do ano passado ter sido o auge da crise econômica mundial favorece as comparações com aquele período. Por outro lado, a melhora ou estabilidade destes indicadores em relação a dezembro, é bastante positiva, uma vez que, normalmente, isto não acontece.
A redução do IPI para produtos da linha branca e para materiais de construção, onde se incluem os materiais elétricos de instalação, estimulou as vendas do setor. No primeiro caso, o incentivo terminou no final de janeiro e no segundo terminará no final de junho deste ano. De forma geral, os demais produtos de consumo do setor, como computadores pessoais e telefones celulares, estão com crescimento considerado normal, porém com perspectivas de crescimento acentuado na comparação com o ano passado.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top