Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Banco Paulista ganha produtividade e agilidade com uso da assinatura digital

Postado em: 12/06/2017, às 21:14 por Redação

O Banco Paulista fechou sua participação em câmbio em 2016 com uma movimentação aproximada de US$ 20 bilhões, 8º em volume de operações e com 29.000 operações só no mercado primário, segundo ranking divulgado pelo BACEN. Em 2014, a instituição implementou o uso da assinatura digital em contratos de câmbio. Avaliou algumas soluções de mercado e selecionou a QualiSign, pela facilidade de integração e melhor composição de custo/benefício oferecida.

Apesar de a implantação ter sido rápida e com sucesso, a principal barreira ainda é a mudança cultural do papel para o meio digital. Uma das alavancas foi a autorização recente, por parte do BACEN, de uso da assinatura eletrônica, aquela que não exige o certificado digital.

Entre os benefícios apontados pelo banco estão a redução dos prazos de formalização via papel, que cai de 7 a 10 dias para 1 ou 2 dias. O processo eletrônico dispensa o abono de assinaturas, no controle e armazenamento físico por 5 anos praticamente deixam de existir.

Com todas as melhorias no processo houve ganho de 10% em produtividade. Outro ponto sempre importante é a questão da sustentabilidade. Pelo volume de contratos em 2016, o Banco Paulista evitou a derrubada de 8,6 árvores, eliminando o consumo de 1152kw de energia e 6.480 litros de água, que seriam gastos na produção deste papel. Também economizou a emissão de 11,6 toneladas de CO2 que seriam gerados na sua produção. Eliminar o papel é evitar corte de árvores.

Nos dias de hoje, não basta uma solução mais rápida e mais barata. É preciso ser segura também. Operações financeiras exigem segurança e rastreabilidade, ou seja, todo o processo de assinatura e acesso ao portal deve ser registrado de acordo com as políticas de segurança do banco. A assinatura digital assegura também a integridade, confidencialidade e autenticidade às informações eletrônicas.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top