Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

ONG vai difundir práticas de TI e transparência no governo

Postado em: 12/09/2005, às 16:33 por Erivelto Tadeu

Realizado há 11 anos, o Conip (Congresso de Informática Pública) passa a atuar oficialmente a partir de hoje 12 também como organização não-governamental, sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver e disseminar conhecimento e práticas da tecnologia da informação no segmento público, bem como de difundir a transparência em licitações e destinação de recursos governamentais.

Batizado de Instituto Conip-Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública, entre as atividades da organização estão a realização de pesquisas para mapeamento do uso da tecnologia no setor público, encontros com autoridades públicas, a produção de conteúdo para eventos e a promoção de novas abordagens da aplicação da tecnologia para a cidadania, democracia e eficiência da gestão pública, entre outras.

O diretor do Instituto Conip, Vagner Diniz, afirma que a organização surge num momento crucial no qual o país atravessa, diante das denúncias de desvio de recursos públicos, e que pode dar uma contribuição relevante à sociedade. ?Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada importantíssima no aprimoramento da gestão pública e na consolidação da transparência como um valor importante na gestão pública.?

Segundo ele, a ONG tem três focos principais de atuação: o uso da tecnologia para o desenvolvimento da cidadania; o fortalecimento da democracia; e o uso da tecnologia para melhoria da gestão pública. ?A tecnologia é um instrumento e depende de vontade política para ser utilizada para ser utilizada nesse processo de transparência. Por isso nosso trabalho é promover o conhecimento para que o gestor comprometido com a democracia possa utilizar esse instrumento em favor da cidadania?, diz Diniz.

Mas para que todo esse processo aconteça, Diniz ressalta que é preciso muito mais que tecnologia. Além de disseminar as melhores práticas e incentivar sua reprodução, é necessário promover o conhecimento desses benefícios na sociedade. ?Sem vontade política dos governantes não há transparência e sem interesse e organização da sociedade a transparência é inútil.?

Durante o lançamento do instituto, Diniz anunciou também a entrada em operação do site M-Gov Cidadania Móvel (www.conip.org.br/mgov), que tem como propósito disseminar o ?governo móvel?, por meio do qual os usuários de dispositivos móveis (celular, PDAs etc.) podem ter acesso a informações e serviços públicos. Ele adianta que em breve o Conip tornará disponível também um portal de melhores práticas de TI e governo.

O Instituto Conip é constituído por profissionais, autoridades e pesquisadores dos setores público e privado com grande experiência na área de tecnologia da informação aplicado à gestão pública. Sua sede fica em São Paulo e é administrado por uma diretoria e conselho fiscal.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top