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Riscos em segurança, tema de seminário na próxima semana em São Paulo

Postado em: 12/10/2005, às 18:06 por Redação

A Converge Eventos em parceria com a revista TI Inside realiza, dia 20 de outubro, quinta-feira, o seminário Segurança: as melhores práticas para evitar prejuízos, no Hotel Meliá Paulista, em São Paulo.

O evento tem por objetivo debater e apresentar as principais soluções em segurança, metodologias de gerenciamento de riscos, de continuidade de negócios, segurança de infra-estrutura, biometria, praticas adotadas por grandes empresas e discutir as várias possibilidades encontradas pelos gestores de TI para evitar ou mesmo minimizar riscos e prejuízos.

Segundo pesquisa do Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet Brasileira (CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, o número de incidentes relacionados a fraudes digitais vem crescendo muito nos últimos anos. Só em 2004, por exemplo, o número de fraudes bancárias e financeiras realizadas via internet no País cresceram 577%, indica a pesquisa.

O seminário Segurança: as melhores práticas para evitar prejuízos será aberto com a palestra Metodologia e Implementação da Gestão Integrada de Riscos. Francisco Fernandes, responsável pelo escritório de controles internos da Risk Office, mostra como desenvolver metodologias para o gerenciamento de riscos das empresas.

Especialista no World Trade Center

Em Segurança: uma Questão de Competitividade, Lucas Roberto Blanco de Oliveira, da NEC, fala sobre como a falta de integração das áreas afins leva a uma duplicação de esforços e ausência de economias internas. Segundo o especialista, quando a empresa consegue identificar os riscos conseqüentes de um problema de segurança, fica mais fácil justificar o investimento. Blanco é responsável pelo desenvolvimento de hardware e software do Sistema Integrado de Segurança, produzidos com tecnologia brasileira e comercializados no exterior, tendo sido a terceira geração instalada no World Trade Center em Nova York e na Base Militar de Edwards, na Califórnia, entre outras.

Fernando Nery, diretor da Módulo Security Solutions, conduz a palestra Gestão de Riscos em TI: A Maturidade da Segurança da Informação, apresentando os desafios da segurança da informação e as principais ameaças a serem vencidas. Nery foi eleito pela revista América Economia/Dow Jones um dos dez principais empresários do setor de software, Internet e comércio eletrônico da América Latina em 1999, e coordenou equipes em alguns dos principais projetos de implementação de segurança da informação no Brasil.

Reconhecimento facial e impressão digital

A biometria também é tema de destaque no seminário com a participação dos palestrantes Felice Maria Foglietti e Havilson Peixoto Mascarenhas, respectivamente presidente e CTO da Globalesecure. Os palestrantes apresentarão os diferentes métodos de autenticação e as diferentes tecnologias biométricas, como as modernas soluções que envolvem reconhecimento facial e impressão digital.

VoIP segura

Sérgio Rosa, Information Security Officer do grupo Siemens no Brasil, apresenta o case de sucesso da empresa com a implementação de VoIP na palestra: Como uma Empresa Fornecedora e Usuária de VoIP Trata as Questões de Segurança da Informação.

Infra-estrutura

A partir da decisão estratégica de se implementar um escritório de segurança da informação, a Xerox do Brasil definiu um modelo que estivesse alinhado com suas necessidades específicas e em sintonia com as melhores práticas nacionais e internacionais. A palestra será apresentada por Arnaldo Cadena – gerente de Segurança da Informação, Infra-Estrutura, Produção e Arquitetura de TI. Ela mostrará desde a concepção do projetoo até o momento de sua implementação e operação.

People Centers

O seminário será encerrado com a palestra People Center: Novo Conceito de Continuidade de Negócios, com a participação de Fabrício Vendichetis Martins, da Sion People Center. Com um modelo de negócios parecido ao de um seguro de carro ou de saúde, a Sion oferece uma infra-estrutura física, computadores e sistemas para situações de emergência ou contingência. A empresa investiu R$ 5 milhões na montagem de salas padronizadas, equipadas com recursos de controle de acesso físico, disponibilidade ininterrupta de energia, telefonia e espelhamento das operações de clientes.

Para mais informações os interessados em participar do evento podem acessar o site (www.convergeeventos.com.br) ou entrar em contato diretamente com a Converge através do e-mail: [email protected] ou telefone: (11) 3120-2351.

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