Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Oracle entra na área de virtualização para brigar com VMware e Red Hat

Postado em: 12/11/2007, às 22:21 por Redação

Disposta a entrar na briga direta com a VMware, empresa pertencente a EMC que desenvolveu um dos melhores softwares de virtualização, a Oracle anunciou durante o seu evento anual, o Oracle OpenWorld, que acontece até a próxima quinta-feira (15/11), em San Francisco (EUA), o seu software de virtualização de servidores que, segundo a empresa, é três vezes mais eficiente do que os existentes para plataformas x86 e x86-64.

Batizado de Oracle VM, o software é baseado na tecnologia de código aberto Xen Hypervisor e inclui um console de gerenciamento para web.

Mas não é apenas a VMware que está na mira da empresa. A Oracle também quer bater de frente com a Red Hat. No último Oracle OpenWorld, a empresa já havia a anunciado uma distribuição Linux e o suporte com um preço substancialmente menor do que o da Red Hat, mas ela não tem efetivamente conseguido aplacar sua concorrente.

Agora, com o software de virtualização, alguns analistas avaliam que a Oracle talvez esteja apenas tentando desgastar Red Hat antes de fazer uma oferta de compra à empresa. É claro que, por enquanto, trata-se de mera especulação, mas os analistas não descartam essa possibilidade.

Segundo a fabricante de software, várias companhias, entre elas a Dell, HP, NetApp, entre outras, já anunciaram que irão suportar o Oracle VM, que opera tanto com Linux quanto com Windows (Oracle Enterprise Linux 4 e 5; Red Hat RHEL 3, 4 e 5; Windows 2003, Windows Server 2003 e Windows XP).

O Oracle VM já está disponível para download gratuito, e o suporte 24 x 7 é cobrado por sistema. O preço para servidores com até duas CPUs é de US$ 499 por ano por sistema, e para servidores com CPUs ilimitadas o preço é de US $ 999 por ano por sistema.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top