Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Apple fecha acordo sobre patentes com empresa de propriedade intelectual

Postado em: 12/12/2011, às 12:55 por Redação

Sem muito alarde, a Apple fechou um acordo de patentes com a Digitude Innovations, empresa especializada na compra de patentes para uso em ações judiciais, de acordo com o blog especializado em tecnologia TechCrunch. O caso chamou atenção há algumas semanas, quando a Digitude Innovations entrou com um processo pelo uso indevido de suas patentes contra alguns fabricantes de dispositivos móveis – HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony, Amazon e Nokia – na Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O fato de a Apple estar fora da lista levou à investigação da empresa, principalmente porque duas das patentes utilizadas no caso foram vendidas pela fabricante do iPhone e do iPad a uma empresa chamada Cliff Island LLC, cuja sede é a mesma de um dos principais investidores na Digitude Innovations.

As tecnologias se referem ao terminal de informações em dispositivos móveis e a notificações sobre efetividade de informação relativas à espera dos usuários em dispositivos móveis. Elas foram vendidas em abril, no mesmo mês em que a Digitude Innovations divulgou que "havia finalizado as parcerias estratégicas com uma das principais fabricantes de bens de consumo eletrônicos do mundo" e que poderia, então, prosseguir com os negócios de propriedade intelectual.

Com base nisso, especialistas especulam sobre a intenção da Apple de fechar um acordo com uma empresa do ramo, altamente criticado por não desenvolver nenhum tipo de inovação. Analistas criticam o modelo de negócio porque, ao se aproveitar da compra de propriedade intelectual para ganhar processos judiciais, a empresa acaba promovendo o contrário – desmotivando o processo de inovação tecnológica nas empresas. Neste caso, especificamente, as patentes foram utilizadas para processar concorrentes da Apple.

Outra alternativa que justificaria a venda das patentes à Digitude Innovations seria o primeiro passo dado pela empresa. O direito sobre as tecnologias pode ter sido assinado juntamente com um acordo de licença de patentes, já que foi feito com mais doze registros.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top