Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Virtual Media: segurança e eficiência no data center

Postado em: 13/03/2007, às 17:34 por Redação

Para assegurar a não-interrupção dos serviços comerciais essenciais a usuários dentro e fora da empresa, o data center corporativo requer um gerenciamento constante e cuidadoso. Nesse contexto, segurança lidera o ranking das inquietações de gestores desses data centers.

Além, é claro, da constante preocupação em ter os sistemas em funcionamento permanente. Uma novidade para garantir essa eficiência operacional aliada à segurança é a virtual media, também conhecida como mídia remota, que já está sendo utilizada por algumas empresas em outras partes do mundo e que começa a ser conhecida agora aqui no Brasil. É uma solução que certamente vai mexer com o mercado de tecnologia em 2007.

Com a virtual media é possível que os servidores acessem CD-ROMs e outras mídias de armazenamento em qualquer ponto dentro da empresa como se esses dispositivos estivessem conectados diretamente às suas portas USB. Dessa forma, a virtual media permite que técnicos exerçam suas funções de maneira mais rápida e eficiente, sem comprometer a segurança física do data center.

Há duas razões pelas quais se deveriam evitar o constante ?entra e sai? de técnicos nos data centers para realizar essas tarefas de gerenciamento diárias. Primeiro, a confiança excessiva na presença física do técnico no data center é algo moroso e ineficiente.

Cada vez que alguém se levanta da sua mesa para executar um ajuste ou diagnóstico, tempo valioso é perdido. Segundo, um data center demasiadamente visitado nunca é seguro. Quando um número grande de indivíduos devota tempo excessivo com sistemas críticos, a exposição a riscos maléficos e inesperados tende a crescer.

Imagine, por um momento, que você é um técnico e precisa recarregar um sistema operacional (SO) do servidor que se encontra em CD. Basta introduzir o CD no drive do seu computador, enviar o SO por toda a rede e recarregá-lo diretamente no servidor. Agora, imagine o tempo que poderia ser economizado se a mesma tarefa fosse executada remotamente.

Os técnicos poderão executar ajustes nos software de SO e nos aplicativos, fazer o download de arquivos e executar testes de diagnóstico em servidores múltiplos sem jamais precisar se deslocar até o data center ou deixar suas mesas de trabalho. É possível até mesmo trabalhar em casa ou a caminho de algum lugar. Toda tarefa executada no local poderia ser igualmente realizada, de maneira segura, a partir de qualquer local remoto.

A virtual media também pode ser fornecida tanto local quanto remotamente. Ao utilizar a virtual media, o servidor e a mídia de armazenamento serão conectados ao mesmo switch KVM ? dessa forma, as transferências de dados serão executadas de forma out-of-band, por meio do switch KVM. Os técnicos dos quais se exige a presença na sala de servidores ou no data center podem desenvolver essa tarefa facilmente no rack.

Com a virtual media remota, a mídia de armazenamento pode ser conectada a qualquer computador, em qualquer ponto da rede que esteja habilitado com a referida mídia. Nesses casos, os dados trafegam por toda a rede a partir do computador habilitado e dele para o switch KVM e, então, são transmitidos via porta USB, do switch KVM até o servidor.

Diferentemente do armazenamento convencional vinculado à rede (NAS ? Network Attached Storage), a virtual media permite aos técnicos tirar proveito da comodidade oferecida pela mídia removível para trabalhar em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Desde que possuam um drive de CD ou USB contendo seja lá quais forem os arquivos necessários à mão ? ferramentas de diagnóstico, uma imagem de sistema limpa ou um conjunto de patches – será possível gerenciar qualquer servidor utilizando uma conexão USB ligada a um switch KVM.

Antes de tomar uma decisão quanto a investir em uma solução de virtual media, assegure-se de que ela funciona com todas as plataformas e sistemas operacionais. Os usuários potenciais também gostariam de ter a certeza de que a referida mídia inclui um bom número de portas USB ? permitindo aos técnicos usar diferentes drives para que possam executar conjuntos variados de tarefas.

Tal flexibilidade oferece aos departamentos de TI a oportunidade ímpar de administrar, de maneira mais eficiente e segura, todos os seus servidores ao longo de toda a empresa.

Wanda Rosalino é gerente técnica do Departamento de Engenharia de Software da Avocent Brasil

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top