Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CDMA atinge a marca de 270 milhões de usuários no mundo

Postado em: 13/09/2005, às 19:37 por Redação

A comunidade de CDMA abriu a edição deste ano do evento 3G CDMA Americas Congress, iniciado nesta terça-feira 13, com a celebração do 10º aniversário da primeira rede comercial cdmaOne lançada pela operadora chinesa Hutchison Telecom em setembro de 1995. O evento também marca o quinto aniversário da implementação da primeira rede comercial de CDMA2000, realizada pela SK Telecom em outubro de 2000.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor executivo do CDMA Development Group (CDG), Perry LaForge, enfatizou que nos últimos dez anos, a tecnologia CDMA vem se estabelecendo como uma das tecnologias líderes do mercado wireless e a plataforma mais utilizada para oferta de serviços inovadores. ?O CDMA é a tecnologia com o mais rápido crescimento no mercado de telefonia móvel, atualmente atendendo a mais de 270 milhões de clientes em 70 países?, afirmou, acrescentando que padrão tem registrado crescimento médio anual de 27%.

Desenvolvido em 1989, o CDMA é uma tecnologia que permitiu a introdução de novos serviços, que aumentaram consideravelmente o desempenho e a capacidade das redes wireless, inclusive serviços de dados e segurança baseados em IP. Em 1999, o padrão consolidou-se como plataforma para implementação de serviços 3G quando a UIT (União Internacional das Telecomunicações) aprovou três interfaces aéreas de CDMA para os padrões IMT-2000 ? serviços de dados e voz de próxima geração ? através do WCDMA e CDMA2000. ?O CDMA2000 foi a primeira tecnologia de padrão IMT-2000 lançada comercialmente no mundo inteiro e, atualmente, é líder de implementações?, afirma LaForge.

Hoje, 127 operadoras em 58 países já lançaram serviços CDMA2000, sendo que 22 delas já oferecem acesso à tecnologia mais avançada em termos de banda larga móvel, o 1xEV-DO. Segundo o CDG, já existem mais de 185 milhões de usuários CDMA2000 e aproximadamente 10 milhões de novos usuários vêm sendo adicionados à base todos os meses.

Com o CDMA2000, especialmente o 1xEV-DO, serviços avançados de dados, como acesso à Internet em banda larga, vídeos e jogos, tornaram-se os maiores geradores de receita para as operadoras, chegando a representar 25% da receita total de algumas delas. ?O sucesso comercial do CDMA2000 tem demonstrado o verdadeiro potencial existente no mercado para a terceira geração, além de nos dar uma idéia sobre como serão os serviços móveis no futuro?, afirma LaForge.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top