Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Gemalto quer oferecer aplicações na nuvem em SIMcards

Postado em: 13/12/2012, às 18:49 por Redação

Apesar de aparelhos mais avançados permitirem soluções diretas na nuvem por meio de aplicativos e sistema operacional, a Gemalto aposta em um modelo com outra abordagem. A companhia, especializada em segurança digital e desenvolvimento de aplicações e plataformas para incorporações em SIMcards, acredita que esses chips podem ser utilizados para permitir backups em cloud.

"Operadoras têm interesse em novas aplicações, esse é o principal elemento de comunicação", explica Gibson Shigueki Nagata, gerente de serviço de performance da empresa, em encontro com jornalistas nesta quinta-feira, 13. Os backups podem incluir armazenamento de contatos, notas e até conteúdo multimídia. A intenção é poder oferecer mais serviços de valor agregado, aproveitando melhor as funcionalidades do componente.

Ele diz que serviços baseados em localização, applets (aplicativos baseados em Java) e navegação pelo SIMbrowser são  possíveis de oferecer no nível do SIMcard. Nagata diz que até mesmo as agendas de contato atuais podem ser atualizadas, permitindo cadastrar mais nomes e colocar mais informações em cada endereço, como descrições, e-mail e outras anotações. "Optou-se por não evoluir essa função no Brasil, mas é possível", afirma.

Da mesma forma, aplicações com comunicação por proximidade de campo (NFC) também podem ser incluídas diretamente nos SIMcards. Diferente de algumas soluções concorrentes, a Gemalto comercializa essa plataforma em um chip único, sem precisar separar um SIMcard ou tarjeta externa anexa. A questão é trazer conveniência para o cliente. "Para utilizar o NFC, não precisa nem que o aparelho esteja com bateria carregada", diz ele.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top