Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ferramentas de TI podem ajudar a reduzir as emissões de carbono

Postado em: 14/01/2010, às 16:02 por Redação

A indústria de tecnologia da informação é responsável por cerca de 2% das emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa e, segundo estudo realizado pela Atos Origin, com o uso das atuais ferramentas e soluções de TI é possível reduzir em até 98% as emissões de gás carbônico dos países industrializadas e em desenvolvimento.
O relatório ressalta que por meio de mudanças comportamentais, a indústria de TI poderia obter economias substanciais de energia em todos os setores. De acordo com o GeSI (Iniciativa de e-Sustentabilidade Global), se o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) trabalhasse em conjunto com as empresas de todos os segmentos de mercado, seria possível alcançar economias de carbono cinco vezes maiores do que o total de emissões de todo o setor de TIC em 2020.
A pesquisa sinaliza ainda que a indústria de TI necessita iniciar seu planejamento estratégico para tratar a sustentabilidade imediatamente, com o desenvolvimento de serviços e soluções necessários para transformar a forma de operação geral dos negócios, cadeias de valor, redes e da sociedade como um todo.
De acordo com Felipe Botto, consultor da Atos Origin Brasil, TI tem um papel importante a desempenhar no auxílio das organizações de todos os setores de mercado a economizar energia, minimizar uso de recursos naturais e reduzir emissões de carbono. "A indústria de TI precisa trabalhar em conjunto com todas as outras indústrias para identificar e viabilizar eficiências energéticas, para que, juntos, possamos cumprir as metas de 2020", finaliza.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top