Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

França quer ajuda do Google para criar biblioteca virtual

Postado em: 14/01/2010, às 16:51 por Redação

Depois de anunciar a intenção de cobrar uma taxa sobre a receita de publicidade dos sites de busca, o governo francês agora que a ajuda do Google para criar uma biblioteca virtual de obras nacionais. Segundo o jornal The New York Times, o Ministério da Cultura da França anunciou na quarta-feira, 13, a intenção de cobrar da empresa um imposto para a digitalização de livros, para que eles possam integrar, também, a biblioteca digital francesa Gallica.
O ministro da Cultura da França, Frédéric Mitterrand, deve visitar a sede do Google na Califórnia para acertar os pontos principais da parceria. No entanto, Mitterrand adianta que a empresa deverá desistir dos acordos de exclusividade que vem tentando firmar com as editoras e autores de seu país, inclusive com a biblioteca municipal de Lyon.
Criticando a ala conservadora radical francesa, o ministro atacou o caráter apaixonado que a discussão tomou nos últimos meses. "Minha intenção é não permitir que esse debate se torne mais um episódio da série de disputas franco-americanas, por mais que esse sentimento seja sustentado pelo charme de Saint-Germain-des-Prés", comentou, se referindo ao bairro de Paris que, segundo o New York Times, é famoso pela concentração de ativistas antiamericanos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top