Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Conversor popular da TV digital se esgota em apenas um mês

Postado em: 14/08/2008, às 19:23 por Redação

Os 30 mil conversores (set-top boxes) para TV digital de baixo custo, do modelo X-1000, lançado no mês passado pela fabricante chinesa Proview, situada na Zona Franca de Manaus, já estão com todo o seu estoque esgotado, segundo a própria empresa.

Mas novos set-top boxes devem chegar ao mercado até o fim do ano por ao menos mais duas empresas – Comsat e NortCom –, que também vão lançar novos modelos populares. O governo federal está apoiando todas as indústrias nacionais ou estrangeiras instaladas no Brasil que queiram fabricar conversores e equipamentos baratos para TV digital.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que está trabalhando para que os governos estaduais isentem o ICMS dos conversores, e o PIS e Cofins na esfera federal. Neste último caso, uma das propostas é incluir os conversores na mesma política do computador popular, o que possibilita a redução dos preços e estimula as vendas.

O interesse de outras empresas de lançar no mercado novos modelos populares é por causa do sucesso dos conversores da Proview. "À medida que o sinal digital for avançando pelo Brasil afora, a demanda por esses equipamentos vai aumentar, fazendo com que os preços fiquem cada vez mais acessíveis ao consumidor", afirmou o presidente da empresa, Tseng Ling Yun. Até agosto, quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia) já haviam antecipado o lançamento da TV digital em mais de um ano.

A Proview ainda informou que vai produzir mais 500 mil conversores até o fim do ano: 300 mil unidades do modelo com acesso à internet, de R$ 299, e 200 mil unidades do mais simples, de R$ 199. Os modelos estão sendo distribuídos nas grandes redes de lojas e supermercados.

O Banco do Brasil está financiando em até 48 vezes com juros que chegam a custar menos da metade dos cobrados pelo mercado. Os Correios também estão se preparando para distribuir o equipamento em suas 12 mil unidades, sendo 6 mil agências próprias.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top