Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Pequenas e médias avançam nas áreas de TI e certificação

Postado em: 14/09/2005, às 16:39 por Redação

Estudo recente divulgado pela Access Markets International (AMI) demonstra que as pequenas e médias empresas, em todo mundo, superaram pela primeira vez as grandes companhias em aquisição de sistemas de tecnologia da informação.

Os dados apontam que o investimento em TI das empresas de menor porte no ano passado foi de US$ 411 bilhões contra US$ 405 bilhões das grandes companhias. No Brasil, a tendência segue com uma perspectiva de crescimento de 14,1% em investimentos dessas empresas até o fim deste ano.

No tocante às certificações, o cenário não é diferente. Pesquisa da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), realizada em abril, revela que 69% das empresas certificadas em ISO 9000 são de pequeno e médio porte, embora as companhias maiores continuem a investir fortemente nessa área.

Entre as razões do crescimento da busca por certificação, segundo Rosemary Vianna, diretora da Unidade System & Services Certification da SGS do Brasil, estão o fato de as grandes empresas terem passado a exigir a certificação da cadeia de fornecedores nos últimos anos e de a revisão da ISO 9001, realizada em 2000, ter tornado a norma mais amigável. ?Ela trouxe uma abordagem por processos baseada nos princípios de gestão e com forte enfoque no cliente.?

A pesquisa mostra ainda que 55% das empresas tiveram incremento nas vendas após receberem o certificado e 48% aumentaram as exportações, sendo que 19% não exportavam até receber o certificado.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top