Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Especialista em software livre defende expansão de programas de inclusão digital

Postado em: 14/11/2007, às 21:37 por Redação

Um dos fundadores do movimento Open Source International, John "Maddog" Hall, sugeriu nesta quarta-feira (14/11) a ampliação dos programas de inclusão digital no país, ao alertar para a necessidade de desenvolvimento de equipamentos de baixo consumo energético e menos agressivos ao meio ambiente.

"A maioria das pessoas não precisa de computadores poderosos em casa ou mesmo no trabalho. Um computador portátil que permita editar textos, trocar e-mails, navegar na internet e outras aplicações mais comuns pode consumir muito menos energia dos que os hardware empregados atualmente", afirmou Maddog, em palestra no último dia da 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), realizada em Foz do Iguaçu.

A conferência reuniu em dois dias cerca de 1,8 mil pessoas interessadas em trocar experiências sobre software livre, do Brasil e de mais sete países ? Paraguai, Argentina, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Elas participaram de 16 minicursos e oficinas e assistiram a 60 palestras.

Maddog, que desde 1995 preside a Linux International, afirmou que a perspectiva de aquisição de 1 bilhão de novos computadores no mundo, nos próximos cinco anos, vai sobrecarregar a infra-estrutura de fornecimento de energia e exigirá um acréscimo de 25 usinas do porte da hidrelétrica de Itaipu ao sistema elétrico mundial. Itaipu é, atualmente, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada. A usina fornece 20% da energia consumida no Brasil e abastece 94% do consumo no Paraguai.

Com informações da Agência Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top