Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Guru do movimento do software livre dará palestra na segunda, em Brasília

Postado em: 14/11/2007, às 21:37 por Redação

Um dos criadores do movimento do software livre, o físico Richard Stallman, dará palestra na próxima segunda-feira (19/11) no Centro Universitário Unieuro, em Brasília. Ativista político desde a década de 1990, ele luta contra a patente de idéias em softwares e a expansão da lei de copyright.

Atualmente, existem mais de 30 licenças que sistematizam o uso de softwares livres. A mais usada é a General Public License (GLP), ou licença pública de uso geral, criada por Stallman. A GPL oferece quatro direitos ao usuário: copiar, distribuir, modificar e estudar os códigos. Mas a licença também impõe uma restrição: uma vez modificado o programa, a mudança não pode ser apropriada por nenhum dos usuários, ela é de uso comum entre aqueles que partilharam o programa.

Stallman observa que a possibilidade de alterar o código dos softwares impulsiona a criação de comunidades de programadores e usuários que discutem e melhoram o funcionamento de programas, já que as falhas são discutidas em fóruns, que analisam o código até que o problema seja resolvido.

A palestra, que tem como título ?Copyright x A comunidade na era das redes de computador?, acontecerá no campus da Unieuro, Brasília. A entrada é gratuita e terá emissão de certificado. Ela está prevista para começar às 18h.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top