Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Lucro da Portugal Telecom cresce mais de 92% no 3º trimestre

Postado em: 14/11/2007, às 21:36 por Redação

A Portugal Telecom obteve lucro líquido de 241 milhões de euros (o equivalente a US$ 352,9 milhões) no terceiro trimestre, um crescimento de 92,2% na comparação com os 125,4 milhões de euros registrados em igual período do ano passado. O consolidado nos primeiros nove meses do ano foi de 670 milhões de euros, 27,2% a mais que o obtido no mesmo período de 2006. O resultado superou as estimativas dos analistas de mercado, que previam uma alta no lucro de 11,1%, ficando em 586 milhões de euros.

O desempenho acima das projeções dos analistas é decorrente de um ganho financeiro de 80,2 milhões de euros, atribuído, em parte, à venda de 22% de sua holding africana. Excluindo esse ganho, o lucro líquido da Portugal Telecom teria um aumento modesto de 3,4%, de 167,1 milhões de euros para 172,9 milhões de euros.

A receita do operadora cresceu 6,5% na comparação trimestral anual, de 1,48 bilhão para 1,57 bilhão de euros. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) foi de 1,72 bilhão de euros nos nove primeiros meses do ano, cifra 11,8% superior à apurada um ano antes.

A evolução do resultado é atribuída pela empresa também ao bom desempenho operacional, especialmente da Vivo e da operadora de celulares portuguesa TMN. A receita da Vivo registrou alta de 16,3% no trimestre, para 645,9 milhões de euros, em decorrência do crescimento do número de clientes e da receita média por assinante (ARPU). Já as receitas operacionais da TMN subiram 1,3%, para 401,9 milhões de euros, mpulsionadas pelo aumento da base de clientes, especialmente nos serviços pós-pagos e de acesso à internet em banda larga.

Os analistas comemoraram os resultados divulgados nesta quarta-feira (14/11). O banco de investimentos Dresdner Kleinwort em uma nota de análise destaca a evolução melhor que o esperado da TMN e ?o forte conjunto de dados? da Vivo. Para o banco, ?é estimulante ver o progresso [da Portugal Telecom] no controle de custos?. Já o Millennium afirma que os resultados puxados pelos negócios em Portugal e no Brasil devem abrir maior margem de suporte para a evolução do preço das ações da companhia.

O banco de investimentos americano JP Morgan, por sua vez, diz que ?a Portugal Telecom parece operacionalmente sã?, apesar de esperar um aumento da concorrência no quarto trimestre do ano. O Bear Stearns classificou como ?bons? os resultados divulgados, enquanto o Lisbon Brokers afirma que a PT ?continua forte?.

Com informações da Agência Lusa.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top