Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

AES Eletropaulo investe R$ 1,1 milhão em mapeamento de perdas

Postado em: 14/12/2009, às 15:23 por Redação

A Indra, uma das principias multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina, colabora com o desenvolvimento de projeto de um sistema integrado de mapeamento das perdas de energia da AES Eletropaulo – distribuidora de energia elétrica em consumo e faturamento da América Latina. A iniciativa da AES, cujo investimento total será de aproximadamente R$ 1,1 milhão, contará ainda com o apoio de uma equipe especializada em geo-estatistica da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.
Previsto para 18 meses, o sistema é parte de um amplo projeto da distribuidora de energia, voltado a reduzir perdas em dois âmbitos: na rede elétrica (fios) e junto aos consumidores. Na vertente da rede elétrica, a tecnologia possibilitará à concessionária mapear as perdas por subestação e alimentadores, e no processo de distribuição. Junto ao consumidor, permitirá analisar, por meio do uso da geo-estatística, as características das perdas comerciais quanto sua variação espacial e temporal, criar grids (definições de setores) para identificar, por exemplo, o que represente o perfil de perdas por inadimplência no comércio.
A Indra desenvolverá um aplicativo computacional que permitirá materializar uma nova metodologia de balanço de energia, que suporte uma análise mais profunda de todo o sistema de distribuição.
Como resultado do projeto completo, a concessionária espera aplicar duas metodologias importantes: um balanço de energia conceitualmente mais correto, com habilidade para calcular as perdas comerciais e mapeá-las em qualquer ponto da rede; e a análise espacial e temporal do comportamento das perdas, por meio das técnicas de geo-estatísticas.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top